Siga-nos nas redes

Região

Região Norte prepara florestas com vias para combate e prevenção de incêndios

Publicado

em

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) prevê executar em 2021, no Norte, 800 hectares de rede primária de faixas de gestão de combustível para travar incêndios e criar áreas seguras para o combate.

A diretora regional de Conservação da Natureza e das Florestas do Norte, Sandra Sarmento, visitou hoje a rede primária que está a ser executada no concelho de Boticas, distrito de Vila Real, onde há uma grande mancha florestal de pinheiro bravo.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Estamos a falar de uma área de 126 metros de largura que nos permite aqui travar incêndios e criar áreas seguras no combate”, afirmou a responsável.

Na localidade de Pinho foi possível ver a intervenção das máquinas na execução da rede primária e na beneficiação de rede viária florestal, e no alto da serra entre Curros e Mosteirão pode ser observado um vasto território intervencionado.

“A nossa rede primária está estruturada na faixa de interrupção de combustíveis, que é uma faixa onde não há nenhum tipo de ocupação e, portanto, tem também a rede viária florestal que permite o acesso e depois tem uma faixa de redução de combustíveis”, explicou Sandra Sarmento.

Segundo a diretora regional, para 2021 está prevista a execução de “mais de 800 hectares” de rede primária na região Norte, num orçamento estimado de 800 mil euros.

Em 2020, foram executados 600 hectares e aplicados cerca de 500 mil euros.

O trabalho de prevenção e de proteção da floresta contra incêndios é feito em várias frentes e com várias ações no terreno.

Por exemplo, segundo Sandra Sarmento, em breve vai também arrancar um projeto para a criação de mosaicos de parcelas de gestão de combustível em Montalegre, Vila Pouca de Aguiar e Valpaços.

“Também estão ancoradas nesta rede primária e são áreas onde vamos criar descontinuidades onde temos áreas contínuas de pinhal que vão proteger estas áreas florestais muito relevantes”, sustentou.

Vai também avançar um conjunto de projetos de gestão florestal, resultantes de 19 candidaturas apresentadas ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR).

“Todos estes trabalhos têm em vista reduzir o número de incêndios e as áreas ardidas, bem como os prejuízos, a destruição de bens e do património florestal”, frisou Sandra Sarmento.

Para o presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, o trabalho em curso no seu concelho “é muito importante”.

“Sei o que isso vale e o quanto nos vai ajudar a chegar mais facilmente ao combate, com melhores acessos e, depois, a criação destas faixas descontinuadas para que o incêndio não se propague. A floresta é também uma das grandes riquezas das pessoas que aqui vivem”, frisou.

Na sua opinião, os “incêndios florestais combatem-se a montante, na prevenção”.

O autarca disse que o município está também a fazer a sua parte na limpeza da rede viária e apontou o projeto de florestação que está a ser promovido em conjunto com a Iberdrola, no âmbito das compensações pela construção das barragens do Alto Tâmega.

O trabalho, frisou, tem dado resultado, traduzindo-se, de ano para ano, em menos ignições e menos área ardida.

Também para o comandante distrital de operações de socorro de Vila Real (CODIS), Álvaro Ribeiro, este é “um trabalho fundamental”.

“Nós estamos a criar condições para que a floresta efetivamente possa resistir ao mau uso do fogo e em condições meteorológicas muito adversas que se verificam aqui na zona. Estamos num concelho que é um exemplo em termos de povoamento florestal de pinheiro bravo e com fortes declives”, salientou.

Na sua opinião, os trabalhos que aqui estão a decorrer “são fundamentais para preservar a floresta, para facilitar as operações de combate e dar segurança aos operacionais”.

Hoje, em que se assinala o Dia da Proteção Civil, Álvaro Ribeiro apelou às populações para a adoção das “melhores práticas no uso do fogo, melhores e maiores cuidados no uso do fogo e para que contribua definitivamente para a proteção dos próprios, dos seus haveres e da floresta”.

Desde o início deste ano, no distrito de Vila Real já arderam 278 hectares. Dos 33 incêndios registados, 23 foram no concelho de Montalegre.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 13 minutos

Famalicão: Rodrigo Pereira e Francisco Silva conquistam medalhas de ouro pela Seleção Nacional de Natação

Os atletas do GD Natação de Famalicão Rodrigo Pereira e Francisco Silva conquistaram ambos medalhas de ouro no Campeonato Dual...

Póvoa de Varzimhá 53 minutos

DJ Padre Guilherme e D. Jorge Ortiga oferecem disco da JMJ ao Papa Francisco

Padre Guilherme, DJ e pároco das freguesias de Amorim e Laúndos, da Póvoa de Varzim e o Arcebispo Emérito de...

Paíshá 2 horas

GNR inicia campanha de segurança para os peregrinos de Fátima

A Guarda Nacional Republicana leva a cabo, neste início do mês de maio a operação Peregrinação Segura 2024, dedicada ao...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Interveniente em acidente recusa efetuar teste do “balão” e acaba detido

Na cidade de Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve umcidadão com 38 anos de idade no decurso de um...

Desportohá 2 horas

Hóquei: Miguel Viterbo substitui Jorge Ferreira no comando técnico da equipa sénior do FAC

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, esta quarta-feira, em Braga, a...

Regiãohá 3 horas

Acidente com camião provoca um ferido e longas filas de trânsito em Vila do Conde

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo três veículos ligeiros e um...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Intervenção para recuperação e valorização das zonas ribeirinhas em curso em Lousado

Encontram-se em andamento as ações de recuperação e valorização da hidrográfica da Bacia do Ave, especificamente no segmento do Rio...

Famalicãohá 3 horas

ATUALIZAÇÂO: Duas vítimas encarceradas após despiste em Gavião

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um despiste seguido de capotamento de um veículo ligeiro...

Entretenimentohá 21 horas

Cineclube exibe “Holy Spider” na Casa das Artes de Famalicão

O filme “Holy Spider” é a proposta do Cineclube de Joane para a sessão de cinema desta quinta-feira, 2 de...

Barceloshá 22 horas

Festa das Cruzes de Barcelos preserva a tradição

Até ao próximo domingo a Cidade do Galo revive a histórica e emblemática Festa das Cruzes, a primeira grande romaria...

Arquivo

Mais Vistos