Siga-nos nas redes

Região

Bonecas de artista de Viana levam tradições portuguesas em viagem pelo mundo inteiro

Publicado

em

As mais de 270 bonecas que recriam o traje de Viana do Castelo saídas das mãos da artista plástica Conceição Trigo têm levado os usos e costumes do concelho aos EUA, Brasil, República Checa, França, Reino Unido ou Espanha.

“Já fiz mais de 270 bonecas e muitas delas correram mundo, desde os EUA, passando pelo Brasil, República Checa, França, Reino Unido ou Espanha e tenho uma lista de espera gigante”, afirmou hoje Conceição Trigo, citada numa nota enviada às redações pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

É na instituição onde se licenciou em Design do Produto pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e tornou mestre em Educação Artística, pela Escola Superior de Educação (ESE) que Conceição Trigo trabalha há 35 anos. Ocupa os tempos livres com a “paixão” pelas bonecas que surgiu por “acaso” e que nunca pensou que alcançasse “tanto sucesso”.

A pandemia de covid-19 fez disparar as encomendas da boneca que retrata a Senhora da Agonia e Conceição Trigo viu-se a braços com pedidos em lista de espera há dois anos.

Tudo começa com uma garrafa e pasta de papel. “Cada boneca leva três jornais e o mais difícil é o corte. Só apenas alguns modelos é que levam arame nas mãos. É tudo feito com material reciclado”, especifica.

A artista plástica começou a trabalhar em cinco modelos de bonecas, sendo que hoje já tem 17 modelos.

As mais vendidas são as que retratam as Mordomas, as Noivas Senhora da Agonia e a Ana de Viana, esta última inspirada numa antiga lenda sobre a origem do nome de Viana do Castelo.

“Todas as bonecas são numeradas e assinadas no verso, têm uma etiqueta com a designação da boneca, os materiais utilizados e o selo 100% Alto Minho, o que acrescenta valor”, defende Conceição Trigo, referindo que cada boneca “é diferente, tem um rosto esculpido e muito expressivo e tem cerca de 45 centímetros de altura”.

Na página do Facebook, a que deu o nome de Dolls by Conceição Trigo, vai partilhando fotografias, tiradas pelo amigo Luís Sérgio Gonçalves, das várias bonecas que vai criando e onde recebe encomendas.

Na calha, a artista plástica tem já mais quatro novos modelos para lançar.

“Ainda há mais modelos que quero criar, bonecas que falam das tradições do Minho. O traje da mulher do sal, de Vila Franca, de Domingar (em tom castanho) e o traje de festa de Geraz de Lima”, revelou.

Com o traje da mulher do sal, a artista plástica quer “homenagear” quem trabalhava no armazém do sal em Viana do Castelo, como foi o exemplo da mãe, que carregava pilhas em pranchas à cabeça.

“Tinham trajes muito simples, mas que fazem parte da história da cidade e, em homenagem, a essas mulheres, muitas ainda crianças, decidi avançar com este novo modelo”, explicou.

As novas bonecas vão ainda envergar o traje de Vila Franca, em que a mordoma que leva um cesto florido à cabeça para oferecer à Nossa Senhora do Rosário, e os trajes de festa de Geraz de Lima e de Domingar que também fazem parte no cortejo histórico – etnográfico das Festas da Senhora d’Agonia.

Além das bonecas já fez um jogo xadrez – Romaria da Senhora d’Agonia, que faz parte do espólio do Museu do Traje, local onde as bonecas estão expostas para venda.

“O ‘feedback’ de quem compra as minhas bonecas enche-me o coração. As pessoas enviam fotografias a mostrar onde colocaram as bonecas e isso deixa-me feliz. As bonecas são já um sucesso a nível de vendas, para além de marcarem presença em várias coleções particulares, dentro e fora do país”, afirmou a artista plástica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 minuto

Esmeriz e Cabeçudos apresentam o seu 26.º Concerto de Natal este domingo

A união de freguesias de Esmeriz e Cabeçudos convida a comunidade para o seu 26.º Concerto de Natal, que decorre...

Famalicãohá 54 minutos

Famalicão: Greve dos trabalhadores da Resinorte afetada por decisão do tribunal

A greve dos trabalhadores da Resinorte “não está a ter impactos visíveis” na recolha do lixo, porque o tribunal arbitral...

Paíshá 2 horas

Autoridades desmantelaram rede que introduzia em Portugal cocaína e haxixe

A Guardia Civil desmantelou uma rede internacional que introduziu em Portugal e Espanha “grandes quantidades” de cocaína e haxixe provenientes...

Regiãohá 3 horas

Fenómeno natural foi prenda de Natal inesperada nos céus de Vila do Conde

Um artista fotográfico captou um fenómeno pouco habitual nos céus de Vila do Conde, nomeadamente na praia de Vila Chã,...

Desportohá 3 horas

Guarda-redes famalicense Ricardo Velho tem estatuto quase único na I Liga portuguesa

As equipas da I Liga portuguesa de futebol são as que apostam menos na titularidade de guarda-redes locais entre os...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Utentes da AFPAD criaram presentes de Natal para oferecer à autarquia e PSP

Nesta quadra de Natal, os utentes da Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) visitaram os Paços do...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Sede dos Escuteiros de Vale S. Cosme recebe colheita de sangue a 05 de janeiro

A Sede dos Escuteiros de Vale S. Cosme recebe, no domingo de 05 de janeiro, uma sessão de colheita de...

Economiahá 4 horas

2025 será marcado por aumento nos preços das rendas, portagens e transportes

O ano de 2025 deverá ser marcado por uma descida da taxa de inflação, mas as famílias vão deparar-se com...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Procissão em honra de Santa Luzia de Requião realiza-se esta quinta-feira

Celebra-se, esta quinta-feira, na freguesia de Requião a Festa em Honra de Santa Luzia. Depois da eucaristia assinalada neste dia...

Paíshá 6 horas

GNR: Mais de 1.200 acidentes resultaram em 10 mortos e 39 feridos graves neste Natal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.231 acidentes com 10 vítimas mortais, 39 feridos graves e 344 feridos ligeiros desde...

Arquivo

Mais Vistos