Siga-nos nas redes

País

Greve dos trabalhadores portuários pode afetar a entrega de bens essenciais

Publicado

em

A importação e exportação de mercadorias foi paralisada devido à greve dos trabalhadores das administrações portuárias, prevista até 30 de Janeiro.

A Federação das Indústrias Agro-alimentares Portuguesas (FIPA) alertou para a “grave situação” que a greve dos trabalhadores nas administrações portuárias está a causar às empresas agro-alimentares e apela às partes para que cheguem rapidamente a uma solução. Ao mesmo tempo, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) enviou uma carta ao Governo, alertando para as consequências que a greve dos trabalhadores das administrações portuárias já está a ter nas empresas.

“Se continuar, a greve dos trabalhadores da administração portuária compromete o funcionamento normal da indústria agro-alimentar, sector para o qual os portos do Continente [português], Madeira e Açores são a porta de entrada das matérias-primas no país” , diz o FIPA num comunicado.

Além disso, a paragem “compromete a exportação de mercadorias” e o “cumprimento dos prazos de entrega” das encomendas, uma situação que compromete “as futuras relações com o mundo exterior”.

O FIPA, contudo, reconhece que a “greve é um direito fundamental dos trabalhadores”, mas alerta para o facto de já estar “a afectar o fornecimento e consumo de bens essenciais”, bem como a trazer “danos incalculáveis e duradouros” às empresas e aos seus trabalhadores. E continua: “O risco de ruptura no fornecimento de algumas matérias-primas para a alimentação já é uma realidade”.

Assim, e tendo em conta a situação, e caso não seja encontrada uma solução imediata para este litígio laboral, o FIPA compreende que “os serviços mínimos devem ser revistos e assegurados imediatamente”, uma vez que actualmente “não incluem a descarga de matérias-primas de bens alimentares essenciais”.

A AEP também está preocupada com as consequências desta greve nacional. A associação aderiu à Comunidade Portuária de Leixões, Associação Comercial do Porto, Associação dos Agentes de Navegação de Portugal, Associação Nacional dos Concessionários de Terminais Portuários, Associação dos Transitários de Portugal, e Associação dos Operadores Portuários de Leixões para alertar o Governo para os prejuízos que estão a ser causados às empresas e à economia.

Numa carta enviada ao Governo, as sete entidades, que se manifestam como trabalhadores, operadores e clientes do Porto de Leixões, mostram grande preocupação com o bloqueio que a importação e exportação de mercadorias está a causar.

Os utilizadores dos portos nacionais com maior capacidade já estão a desviar carga para Espanha e outros portos internacionais, mas a maioria dos operadores económicos não têm essa possibilidade e estão actualmente paralisados. A situação é particularmente grave no Porto de Leixões, uma vez que as suas características físicas ditam o seu encerramento total, sem que seja possível a entrada ou saída de navios.

“As Administrações Portuárias são empresas públicas rentáveis. Todos os anos distribuem dividendos ao Estado. No entanto, as taxas portuárias não são rendimentos ordinários. A lei do sector diz, muito especificamente, que elas servem para melhorar o serviço portuário, embora não tenham sido feitos investimentos relevantes no sector”, lê-se numa declaração.

“É dever, obrigação e responsabilidade do Governo corrigir a aplicação destas taxas e o bom funcionamento dos portos”, acrescenta o DEA.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Portuária (SNTAP) convocou uma greve de vários dias, que começou em 22 de Dezembro e vai até 30 de Janeiro, abrangendo os portos do continente, Madeira e Açores. Segundo o documento enviado ao Governo, secretariados regionais e administrações portuárias, os trabalhadores estarão em greve “das 00:00 do dia 22 de Dezembro às 24:00 do dia 23 de Dezembro”, “das 00:00 do dia 27 de Dezembro às 24:00 do dia 29” e “das 00:00 às 24:00 do dia 2, 6, 9, 13, 16, 20, 23, 27 e 30 de Janeiro”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 33 minutos

Famalicão: Concentração de poeiras em suspensão na atmosfera vai intensificar-se esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, uma alteração nas condições meteorológicas registadas ao longo da semana, sobretudo devido ao regresso da chuva,...

Regiãohá 1 hora

Vila do Conde: Centenas de jovens “invadem” as praias (apesar dos alertas)

Com a chegada dos dias mais quentes e temperaturas que ascenderam aos 30 graus, no decorrer desta semana, as férias...

Paíshá 2 horas

Já pode renovar o seu Cartão de Cidadão através do telemóvel com a aplicação “gov.pt”

A renovação do Cartão de Cidadão já pode ser feita através da aplicação gov.pt, que foi lançada em dezembro de...

Bragahá 3 horas

Criança de 11 anos arrastada pelo mar em Esposende. Populares no local evitaram tragédia

Uma criança de 11 anos foi resgatada das águas, esta quarta-feira, numa praia na zona do Suave Mar, em Esposende....

Paíshá 4 horas

Escolas vão passar a dispor de um psicólogo por cada 500 crianças no próximo ano letivo

Mais psicólogos nas escolas do ensino básico e secundário e uma linha telefónica para os estudantes do ensino superior deverão...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Despiste de de viatura ligeira faz um ferido em Oliveira São Mateus

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, na Avenida...

Regiãohá 5 horas

Câmara Municipal de Santo Tirso cria balcão para apoiar empregabilidade empreendedorismo e empresas

O Balcão de Empregabilidade e Empreendedorismo (BEE) e o Espaço Empresa já estão disponíveis no Centro Empresarial e de Inovação...

Economiahá 5 horas

Salário mínimo do Luxemburgo é o maior da UE e é 3 vezes mais alto do que o português

O salário mínimo varia, nos 22 Estados-membros da União Europeia (UE) onde vigora, entre os 2.638 euros no Luxemburgo e...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Procissão do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores sai à rua este domingo no Louro

A freguesia do Louro celebra, entre 13 e 28 de abril, as Festividades em Honra do Santo do Monte, um...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Trânsito condicionado em Vermoim para a realização do Trail das Eiras este domingo

A Junta de Freguesia de Vermoim alerta para alterações na circulação do trânsito a verificar este domingo, devido a realização...

Arquivo

Mais Vistos