Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Recolher obrigatório às 23:00 na Passagem de Ano

Publicado

em

Estando proibidos ajuntamentos na via pública e festas públicas,  no período da passagem de ano, devido à pandemia, é proibida a circulação entre concelhos e há recolher obrigatório às 23:00 de 31 de dezembro em todo o território continental.

Segundo as medidas do Governo para o período do Ano Novo, a circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 00:00 de 31 de dezembro e as 05:00 de 04 de janeiro de 2021, ou seja, entre quinta-feira e segunda-feira, “salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos”.

Quanto ao recolher obrigatório, em que é proibida a circulação na via pública, aplica-se a todo o território continental, no dia 31 de dezembro a partir das 23:00 e nos dias 01, 02 e 03 de janeiro a partir das 13:00 e até às 05:00 do dia seguinte.

Na quinta-feira, dia 31 de dezembro, noite de passagem de ano, “a partir das 23:00 e até às 05:00 de dia 01 de janeiro de 2021, é aplicável em todo o território nacional continental a proibição de circulação em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas”, de acordo com o decreto do Conselho de Ministros.

Para o período do Ano Novo estão “proibidas festas públicas ou abertas ao público” e, à semelhança do Natal, não são permitidos ajuntamentos na via pública com mais de seis pessoas.

Inicialmente, em 05 de dezembro, o Governo avançou que na noite de passagem de ano o recolher obrigatório seria às 02:00 e apenas para os concelhos considerados de risco extremo e muito elevado de transmissão do novo coronavírus, mas as medidas foram reavaliadas em 17 dezembro e sofreram um agravamento.

“Ao contrário do que tínhamos anunciado há 15 dias […], temos de cortar totalmente as celebrações de Ano Novo”, disse então o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros.

Com o alívio das restrições no Natal, o Governo decidiu “adotar medidas de máxima contenção” durante o período da passagem de ano, para evitar que o “risco acrescido” das celebrações natalícias se multiplique num crescimento exponencial da transmissão da covid-19.

Com a alteração dos horários de recolher obrigatório nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, e no fim de semana de 02 e 03 de janeiro, também foram alterados os horários dos restaurantes.

Assim, em todo o território continental, no dia 31 de dezembro os restaurantes terão de encerrar até às 22:30 e nos dias 01, 02 e 03 de janeiro até às 13:00, “exceto para entregas ao domicílio”.

Independentemente da lista de concelhos por nível de risco de transmissão da covid-19, em todo o território nacional continental, os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, inclusive supermercados, poderão estar abertos apenas entre as 08:00 e as 13:00 nos dias 01 a 03 de janeiro, ou seja, de sexta-feira a domingo.

Segundo a lista atualizada de níveis de risco, que vigorará até 07 de janeiro no âmbito do novo estado de emergência, existem 30 concelhos em risco extremo de contágio, 79 em risco muito elevado, 92 em risco elevado e 77 em risco moderado.

Na Madeira e nos Açores não são aplicadas as mesmas regras de Portugal continental, mas os Governos Regionais também decidiram aplicar mediadas especiais durante o Ano Novo.

Na Madeira, não são permitidas aglomerações de mais de cinco pessoas, é proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública, exceto em esplanadas devidamente licenciadas, e os restaurantes só podem funcionar até às 23:00, mas estão excecionalmente autorizados a encerrar às 24:00 no dia 30 de dezembro e às 01:00 na noite de dia 31 de dezembro para 01 de janeiro.

A região terá, como habitualmente, o espetáculo de fogo de artifício de final do ano, tendo definido “bolsas” (zonas delimitadas” para um máximo de cinco pessoas em diferentes zonas de observação. Contudo, o Governo Regional apelou para que as pessoas vejam o espetáculo em casa, através da internet e da televisão.

Nos Açores, as medidas em vigor até 07 de janeiro determinam que todos os estabelecimentos de bebidas e similares, com espaços de dança, estão encerrados, e os bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo e com ou sem serviço de esplanada, têm de encerrar até às 22:00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 5 minutos

Universidade do Minho reforça investigação aeroespacial com criação de programa de lançadores suborbitais

A Universidade do Minho (UMinho) criou um programa de lançadores suborbitais para desenvolver e testar sistemas que sobem até 100...

Paíshá 50 minutos

Segurança: 13 zonas da cidade do Porto vão ter guardas noturnos

O executivo do Porto aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, avançar com o serviço de guarda-noturno em 13 zonas da cidade...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão sob “aviso amarelo” a partir das 18:00. Vem aí chuva forte

O concelho de Famalicão estará, esta segunda-feira, sob um “aviso amarelo” do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, indicando...

Desportohá 2 horas

Famalicão tem a sua melhor defesa desde 1992/93: 5 jogos sem sofrer derrotas ou golos

O FC Famalicão somou, este domingo, o 5.º jogo consecutivo sem derrotas e sem sofrer quaisquer golos, igualando o seu...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Treinador, equipa técnica e diretor desportivo do GD Joane abandonam o clube

O Grupo Desportivo de Joane anunciou, esta segunda-feira, o afastamento do diretor desportivo Vítor Meira, que cessa assim as suas...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Jogo de futsal entre Covense e Castelões terminou com violência e insultos

Terminou num cenário de violência e insultos, o jogo de futsal a contar para a Taça MKA, que opôs o...

Paíshá 6 horas

Herói em Portugal e França: Lino Loureiro de Ermesinde morreu enquanto tentava parar terrorista

Lino de Sousa Loureiro é nome do homem que morreu esfaqueado em França, este sábado, quando tentava impedir um homem...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Tudo a postos para mais um Desfile de Carnaval em Fradelos

A Associação Juvenil Koklus volta a realizar o Carnaval de Fradelos, no dia 04 de março (quarta-feira), momento que será...

Desportohá 7 horas

Hugo Oliveira: “Sinto o balneário com confiança na atitude e na responsabilidade”

Declarações dos treinadores do Famalicão, Hugo Oliveira, e do Moreirense, César Peixoto, no final da partida da 23.ª jornada da...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: D. Virgínia da Silva de Pedome celebrou 100 anos de vida este domingo

Este domingo a freguesia de Pedome, em Famalicão, esteve reunida para celebrar os 100 anos da D. Virgínia da Silva....

Arquivo

Mais Vistos