Siga-nos nas redes

País

IVA do gel e máscaras mantém taxa reduzida em 2022 e gastos são dedutíveis ao IRS como saúde

Publicado

em

O gel desinfetante e as máscaras vão continuar sujeitos à taxa reduzida do IVA em 2022 e a manutenção temporária deste regime acautela que os gastos com estes produtos continuem a ser dedutíveis ao IRS como despesa de saúde.

A aplicação da taxa reduzida do IVA (que no Continente é de 6%) ao gel desinfetante cutâneo e às máscaras de proteção respiratória foi uma das medidas extraordinárias e temporárias tomadas pelo Governo no âmbito da resposta à pandemia, tendo sido decidido mantê-la durante o ano de 2022.

Perante o chumbo da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) durante a votação na generalidade, em 27 de outubro, a continuação deste regime do IVA aplicável àqueles produtos foi assegurada através de um diploma aprovado pelo parlamento em 26 de novembro.

“A presente lei procede à regulação da prorrogação, até 31 de dezembro de 2022, da taxa reduzida do IVA aplicável às importações, transições e aquisições intracomunitárias de máscaras de proteção respiratória e de gel desinfetante cutâneo”, lê-se no diploma, entretanto promulgado pelo Presidente da República.

Esta situação acautela, por outro lado, que os gastos efetuados pelas famílias com este tipo de produtos de proteção contra a Covid-19, ao longo de 2022, possam continuar a ser dedutíveis ao IRS como despesas de saúde.

O código do IRS determina que à coleta do IRS é dedutível um montante correspondente a 15% do valor suportado em despesas de saúde pelos contribuintes particulares, com um limite global de mil euros, desde que estejam em causa faturas que “titulem prestações de serviços e aquisições de bens, isentos do IVA ou tributados à taxa reduzida”.

A questão da dedução das máscaras e gel como despesa de saúde foi expressamente acautelada no Orçamento do Estado para 2021, que prevê que “os valores com a aquisição de máscaras de proteção respiratória e de gel desinfetante cutâneo são considerados como despesas de saúde, nos termos e para os efeitos previstos no artigo 78.º-C do Código do IRS, enquanto a sua transmissão estiver sujeita à taxa reduzida do IVA”.

Para que estas despesas possam entrar na categoria das deduções da saúde é ainda necessário que tais faturas tenham sido emitidas por empresas com atividade económica (CAE) de saúde humana, comércio a retalho de produtos farmacêuticos, produtos médicos e ortopédicos ou material ótico, em estabelecimentos especializados.

Em termos práticos isto significa que as máscaras de proteção respiratória ou o gel desinfetante têm de ser adquiridos numa farmácia para serem aceites como despesa de saúde no IRS, o mesmo não sucedendo se, por exemplo, forem comprados numa loja de conveniência.

Recorde-se que os produtos não isentos ou não sujeitos à taxa reduzia do IVA podem ser dedutíveis como despesa de saúde caso haja receita médica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 1 hora

Veja os Golos! FC Arouca 1-2 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão venceu esta tarde o Futebol Clube de Arouca por duas bolas a uma no Estádio...

Desportohá 5 horas

Bruno Carvalho é eleito novo presidente do Riba d’Ave Hóquei Clube

Está ultrapassado o impasse diretivo no Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC). Os sócios elegem esta tarde os novos órgãos sociais...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: alunos dos cursos profissionais da Camilo realizam estágio na Sérvia

Seis alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), dos cursos de Técnico de Audiovisuais, de...

Regiãohá 10 horas

Enfermeiros do Hospital de Santo Tirso contra transferência para a Misericórdia

Cinquenta e oito enfermeiros do Hospital de Santo Tirso, subscreveram um abaixo-assinado, requerendo que esta unidade permaneça sob gestão pública...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Escola Básica de Avidos inaugurou biblioteca escolar

A Escola Básica (EB) de Avidos já tem uma biblioteca escolar. A abertura deste novo espaço de leitura e conhecimento...

Famalicãohá 11 horas

Associação de Voluntariado entrega camas hidráulicas ao Hospital de Famalicão  

A Associação do Voluntariado Hospitalar de de Famalicão doou três camas hidráulicas à enfermaria do Serviço de Medicina Homens do...

Desportohá 13 horas

Riba d’Ave Hóquei Clube volta a reunir, este sábado, para tentar ultrapassar vazio diretivo 

O Riba d´Ave Hóquei Clube (RAHC) volta a reunir, este sábado, 5 de abril,  em Assembleia Geral para eleger os...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão assinala “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

O Município de Famalicão e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Famalicão estão a assinalar o...

Paíshá 1 dia

Têxteis nacionais antecipam “impacto negativo” com tarifas de Trump: EUA são mercado de “grande relevância”

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) afirma que as novas tarifas anunciadas pelos EUA às importações da União...

Paíshá 1 dia

PJ desmantela rede de burlas “olá pai, olá mãe” que lesaram milhares de pessoas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter desmantelado uma rede de burlas “olá pai, olá mãe” e de ofertas de...

Arquivo

Mais Vistos