Siga-nos nas redes

País

IVA do gel e máscaras mantém taxa reduzida em 2022 e gastos são dedutíveis ao IRS como saúde

Publicado

em

O gel desinfetante e as máscaras vão continuar sujeitos à taxa reduzida do IVA em 2022 e a manutenção temporária deste regime acautela que os gastos com estes produtos continuem a ser dedutíveis ao IRS como despesa de saúde.

A aplicação da taxa reduzida do IVA (que no Continente é de 6%) ao gel desinfetante cutâneo e às máscaras de proteção respiratória foi uma das medidas extraordinárias e temporárias tomadas pelo Governo no âmbito da resposta à pandemia, tendo sido decidido mantê-la durante o ano de 2022.

Perante o chumbo da proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) durante a votação na generalidade, em 27 de outubro, a continuação deste regime do IVA aplicável àqueles produtos foi assegurada através de um diploma aprovado pelo parlamento em 26 de novembro.

“A presente lei procede à regulação da prorrogação, até 31 de dezembro de 2022, da taxa reduzida do IVA aplicável às importações, transições e aquisições intracomunitárias de máscaras de proteção respiratória e de gel desinfetante cutâneo”, lê-se no diploma, entretanto promulgado pelo Presidente da República.

Esta situação acautela, por outro lado, que os gastos efetuados pelas famílias com este tipo de produtos de proteção contra a Covid-19, ao longo de 2022, possam continuar a ser dedutíveis ao IRS como despesas de saúde.

O código do IRS determina que à coleta do IRS é dedutível um montante correspondente a 15% do valor suportado em despesas de saúde pelos contribuintes particulares, com um limite global de mil euros, desde que estejam em causa faturas que “titulem prestações de serviços e aquisições de bens, isentos do IVA ou tributados à taxa reduzida”.

A questão da dedução das máscaras e gel como despesa de saúde foi expressamente acautelada no Orçamento do Estado para 2021, que prevê que “os valores com a aquisição de máscaras de proteção respiratória e de gel desinfetante cutâneo são considerados como despesas de saúde, nos termos e para os efeitos previstos no artigo 78.º-C do Código do IRS, enquanto a sua transmissão estiver sujeita à taxa reduzida do IVA”.

Para que estas despesas possam entrar na categoria das deduções da saúde é ainda necessário que tais faturas tenham sido emitidas por empresas com atividade económica (CAE) de saúde humana, comércio a retalho de produtos farmacêuticos, produtos médicos e ortopédicos ou material ótico, em estabelecimentos especializados.

Em termos práticos isto significa que as máscaras de proteção respiratória ou o gel desinfetante têm de ser adquiridos numa farmácia para serem aceites como despesa de saúde no IRS, o mesmo não sucedendo se, por exemplo, forem comprados numa loja de conveniência.

Recorde-se que os produtos não isentos ou não sujeitos à taxa reduzia do IVA podem ser dedutíveis como despesa de saúde caso haja receita médica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 1 hora

Norte: PJ desmantela rede internacional de branqueamento após buscas nos distritos de Braga e Porto

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou na região Norte um grupo “que integra uma rede transnacional de branqueamento e fraude fiscal”,...

Famalicãohá 2 horas

Bombeiros Voluntários de Famalicão convidam para a sua Caminhada e Passeio de BTT Solidário a 01 de junho

Está de regresso, no dia 01 de junho (domingo), a caminhada e passeio de BTT solidário dos Bombeiros Voluntários de...

Barceloshá 2 horas

Barcelos: Freguesia de Cristelo em festa para celebrar a Nossa Senhora do Rosário

A freguesia de Cristelo, em Barcelos, está em festa esta sexta-feira, sábado e domingo para as Festividades em Honra de...

Póvoa de Varzimhá 3 horas

Época balnear da Póvoa de Varzim abre no dia 14 de junho

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, definiu, para o dia 14 de junho (quarta-feira) a abertura da época balnear,...

Mundohá 3 horas

Papa Leão XIV celebra a sua primeira missa como novo líder da Igreja Católica

O Papa Leão XIV celebra hoje a sua primeira missa como líder da Igreja Católica na Capela Sistina, acompanhado pelos...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: “Consistência” é a palavra-chave para terminar o campeonato da melhor forma diz Hugo Oliveira

Em contagem decrescente para a disputa da penúltima jornada da Primeira Liga, o treinador do emblema famalicense, Hugo Oliveira, faz...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão novamente sob “aviso amarelo” esta sexta-feira: Mau tempo vai manter-se até às 18:00

Famalicão volta a encontrar-se sob um “aviso amarelo” do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que indica “aguaceiros localmente...

Paíshá 4 horas

Circulação de comboios parada esta sexta-feira em mais um dia de greve

A circulação de comboios está hoje parada devido à greve dos maquinistas da CP – Comboios de Portugal, disse à...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Freguesia de Calendário em festa para a Nossa Senhora dos Remédios e Almas

Calendário convida para mais uma edição da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, cujo ponto alto...

Mundohá 18 horas

Papa Leão XIV agradece lições de Francisco e pede ajuda na “construção de pontes” para a Humanidade

O novo Papa agradeceu o legado de Francisco, a quem sucede a partir hoje na liderança da Igreja Católica, e...

Arquivo

Mais Vistos