Siga-nos nas redes

País

PCP defende fusão entre a GNR e PSP

Publicado

em

O PCP defendeu hoje a fusão da GNR e da PSP numa polícia nacional de caráter civil, uma proposta que sociais-democratas e socialistas não pretendem aprovar.

Alma Rivera, do PCP, abriu o debate apresentando as três iniciativas comunistas, dois projetos de lei e um projeto de resolução, que pretendem ver uniformizado para todas as forças policiais um estatuto da condição policial, que defina para todas as forças direitos e deveres assim como princípios orientadores da carreira; que os polícias possam ter acesso a informação de gestão dos seus serviços sociais de assistência na doença; e também a fusão da GNR e da PSP numa polícia nacional de caráter civil, ponto que mereceu a discordância da maioria do parlamento.

Para o PCP, “as forças de segurança devem ter estatuto civil”, defendeu Alma Rivera, acrescentando que é necessária “uma evolução” nesse sentido por parte da Guarda Nacional Republica (GNR), mas também da Polícia Marítima, forças de comando militar.

Alma Rivera argumentou que esta fusão traria benefícios na gestão de recursos, “mais racional e funcional” com maior partilha de meios e libertação de agentes de tarefas administrativas para serviço de policiamento, numa posição que “não é uma proposta fechada, mas um ponto de partida para a reflexão” sobre um novo modelo organizativo das forças de segurança.

A proposta mereceu total concordância do BE, com o deputado Pedro Filipe Soares a defender que “é o que faria sentido num país democrático”, mas mereceu também o manifesto desacordo do Livre, com Rui Tavares a afirmar que “ainda não foi desta” que o partido se deixou convencer pelos argumentos comunistas, mas também do PSD e do PS.

Ofélia Ramos, do PSD, afirmou que a proposta do PCP pretende uma “reestruturação das forças de segurança que põe fim ao sistema dual à revelia das polícias”, sem que seja “promovida uma discussão alargada” sobre a matéria, o que considerou “grave”, defendendo que “uma alteração de paradigma será geradora de instabilidade”.

Já o PS, pela deputada Susana Amador, defendeu que o “sistema dual e plural já provou ser eficaz”, rejeitando acompanhar a proposta de uma polícia única, mas concordando com a necessidade de partilha de recursos e libertação de polícias para patrulhamento.

Também o Chega e o PAN apresentaram propostas relativas às forças de segurança, com a líder do PAN Inês Sousa Real a defendeu um aumento na componente fixa do subsídio de risco para os polícias para os 443 euros, defendendo que a “perigosidade e risco associados à atividade justificam a sua valorização”.

O Chega, por seu lado, defendeu um aumento da componente fixa do suplemento da condição militar, assim como a classificação de profissão de desgaste rápido a quem desempenha funções policiais e uma redução da idade de acesso à aposentação.

Sobre a proposta de valorização da condição militar, o PSD, pela deputada Cristiana Ferreira, criticou as diferenças na base da tabela remuneratória entre forças militares e forças de segurança nos escalões da base, de início de carreira, em desfavor dos militares, acusando o Governo de “falta de visão global” nestas matérias e defendendo uma valorização da carreira.

Já as alterações à idade de reforma propostas pelo Chega levaram Susana Amador a afirmar que as forças de segurança beneficiam já de um regime de aposentação antecipada em seis anos face ao regime geral e que a proposta do Chega aponta para uma antecipação de 11 anos, o que teria impacto no efetivo disponível.

Patrícia Gilvaz, da Iniciativa Liberal (IL), disse ainda que as duas propostas do Chega sobre a matéria apresentadas hoje criam uma confusão sobre se o partido pretende que a idade da reforma antecipada dos polícias seja aos 50 ou aos 55 anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 16 minutos

PSP despede-se de colega no dia de natal após acidente trágico em Miranda do Corvo

A Polícia de Segurança Pública está de luto com o falecimento de Luís Miguel Fernandes Lopes de 46 anos, elemento...

Famalicãohá 1 hora

ATUALIZAÇÃO: Mulher de 90 anos atingida por espelho retrovisor. Condutor está em fuga

A tarde desta quinta-feira ficou marcada pelo atropelamento de uma mulher de 90 anos, na rua da Lameira, na vila...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Sol, céus limpos e temperaturas máximas de 18 graus esta sexta-feira

Famalicão espera um novo dia de sol e céus limpos com temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões do...

Desportohá 3 horas

Liga Revelação: FC Famalicão já conhece o calendário para a Fase de Apuramento de Campeão

A equipa sub-23 do FC Famalicão já ficou a conhecer o seu calendário para a fase de apuramento de campeão...

Famalicãohá 3 horas

Motociclista ferido após despiste na Rua da Agra Nova em Ribeirão

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência do despiste de um motociclo, na Rua da Agra Nova,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Mulher de 90 anos ferida após atropelamento em Joane

Uma mulher de 90 anos foi atropelada, na tarde desta quinta-feira, na Rua Lameiro, em Joane, no concelho de Famalicão....

Economiahá 4 horas

Natal: Portugueses compraram mais produtos nos supermercados do que em 2023. Alimentação representa “maior fatia”

Um estudo de mercado recente, realizado pela Nielsen, coloca em evidência alguns dos hábitos dos consumidores em Portugal. Perante este,...

Famalicãohá 5 horas

Esmeriz e Cabeçudos apresentam o seu 26.º Concerto de Natal este domingo

A união de freguesias de Esmeriz e Cabeçudos convida a comunidade para o seu 26.º Concerto de Natal, que decorre...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Greve dos trabalhadores da Resinorte afetada por decisão do tribunal

A greve dos trabalhadores da Resinorte “não está a ter impactos visíveis” na recolha do lixo, porque o tribunal arbitral...

Paíshá 7 horas

Autoridades desmantelaram rede que introduzia em Portugal cocaína e haxixe

A Guardia Civil desmantelou uma rede internacional que introduziu em Portugal e Espanha “grandes quantidades” de cocaína e haxixe provenientes...

Arquivo

Mais Vistos