Connect with us

Braga

Região Norte concentra 50% dos fundos da Política de Coesão europeia

Published

on

Vinte dos 86 concelhos do Norte concentram mais de 50% dos fundos da Política de Coesão europeia na região e um quinto das verbas foram para o Porto, Matosinhos, Gaia e Braga, revela hoje a Comissão de Coordenação Regional.

Segundo a publicação ‘Norte UE Dinâmicas dos Fundos Estruturais na Região do Norte’ divulgada hoje pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR-N), no âmbito da Política de Coesão, até 30 de junho, foram aprovados para operações da esfera municipal 6.407 operações em todo o território nacional (num total de 2.949 milhões de euros), das quais 2.592 a Norte.

Os municípios (79%) continuam a assumir um lugar de destaque enquanto principais promotores de operações da esfera municipal, sendo que a Norte, 20 dos 86 concelhos da região concentram mais de 50% do fundo aprovado.

O documento, que pretende fazer um balanço da aplicação da Política de Coesão no Norte de Portugal, revela que quase um quinto do apoio atribuído a este tipo de operações está associado a quatro concelhos.

Em causa estão o Porto (61 milhões de euros), Matosinhos (55 milhões de euros), Vila Nova de Gaia (48 milhões de euros) e Braga (43 milhões de euros), que correspondem aos concelhos mais populosos da região, concentrando cerca de 24% da população.

Já os 52 concelhos de baixa densidade da Região do Norte concentram cerca de 37% do fundo aprovado para operações da esfera municipal, menos 2 pontos percentuais face a junho de 2019.

Comparativamente com o ano de 2019, o concelho de Santa Marta de Penaguião, no Douro, é o que regista o maior crescimento relativo de fundo aprovado, quase quadruplicando o montante.

Seguem-se os concelhos de Paredes, Mesão Frio e Vila Nova de Cerveira, que mais que duplicaram o volume de fundo aprovado.

Em termos absolutos, é o concelho de Vila Nova de Gaia que regista o maior crescimento absoluto (mais 12 milhões de euros).

A este, seguem-se os concelhos de Valongo, Vila Real e Matosinhos, registando incrementos na ordem dos 10 milhões de euros.

Entre os 30 maiores projetos apoiados na região Norte, encontram-se os projetos de requalificação do Mercado do Bolhão e do Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto, o projeto da ETAR de tratamento Secundário, em Matosinhos, ou reabilitação do Parque de Exposições de Braga.

O documento indica ainda que dos 1.196 milhões de euros aprovados até junho, cerca de 1/3 (33%) foi atribuído a única NUTS III [Nomenclatura de Unidade Territorial] – a Área Metropolitana do Porto (AMP).

Seguem-se as sub-regiões do Alto Minho (12%), do Douro (11%), do Ave e do Cávado, ambas 10%.

Por outro lado, o relatório destaca que as quatro NUTS III de menor densidade populacional da região – Terras de Trás-os-Montes, Alto Tâmega, Douro e Alto Minho – possuem uma intensidade de apoios superior à média regional (de 335 Euro/habitante), representando no seu conjunto 36% do fundo aprovado, apesar de neles residirem apenas 17% dos habitantes da região.

Com 38%, o Alto Tâmega destaca-se pelo maior peso dos apoios à esfera municipal no total da Política de Coesão, seguindo-se, com um peso superior a 25%, Terras de Trás-os-Montes (34%), Douro (31%) e o Alto Minho (27%).

O relatório realça ainda que comparativamente junho de 2019, a NUTS III do Douro registou o maior crescimento relativo no montante de fundo aprovado (+45%). Já a AMP registou o maior crescimento absoluto (+78 milhões de euros).

Da análise das aprovações dos 11 programas da Política de Coesão foi ainda possível concluir que a Região do Norte continua a ser a NUTS II com maior expressão na dinâmica de aprovação de operações da esfera municipal, concentrando 41% do fundo aprovado em Portugal.

Dos 1.196 milhões de euros de fundo aprovado, 525 milhões de euros já foram executados.

No que diz respeito às abordagens territoriais integradas, até 30 de junho foram aprovadas 4.815 operações, correspondentes a 980 milhões de euros de fundo aprovado. Também aqui, 33% do fundo aprovado concentra-se na AMP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicão21 minutos ago

Famalicão: Mulher ferida após agressão na via pública em Joane

Uma mulher ficou ferida, na tarde desta quinta-feira, na sequência de uma agressão na via pública, na rua de Leognan,...

País55 minutos ago

Estradas mais perigosas devido ao mau tempo. Conselhos da GNR ajudam a garantir segurança

Perante o agravamento anunciado das condições meteorológicas em Portugal, a Guarda Nacional Republicana partilhou uma série de conselhos com os...

Famalicão2 horas ago

Famalicão: Casa das Artes exibe hoje o filme “Terra Queimada” de Thomas Arslan

O Cineclube de Joane exibe, esta quinta-feira, 14 de novembro, na Casa das Artes de Famalicão, o filme “Terra Queimada”,...

Famalicão2 horas ago

Deputado Jorge Paulo Oliveira defendeu requalificação e ampliação do Hospital de Famalicão no Parlamento

Jorge Paulo Oliveira, deputado famalicense, defendeu, na Assembleia da República a implementação de um projeto para a requalificação e ampliação...

País3 horas ago

Portugal nunca teve tantas pessoas a sofrer de diabetes

Cerca de 75 mil pessoas foram diagnosticadas com diabetes em 2023, elevando para mais de 900 mil o total de...

Desporto4 horas ago

Ex-treinador adjunto do FC Famalicão distinguido pela conquista do campeonato de futebol moçambicano por diferentes clubes

A conquista do bicampeonato de futebol de Moçambique, por clubes diferentes, motivou, esta segunda-feira, o elogio do presidente da Federação...

País5 horas ago

Atendimento de chamas de emergência afetado por problemas informáticos -INEM

Esta quinta-feira, o serviço de atendimento de chamadas do INEM encontra-se afetado por problemas informáticos. Neste sentido, os CODU (Centros...

Desporto5 horas ago

Famalicão: Corrida S. Silvestre de Seide regressa a 08 de dezembro

Está de volta, para a sua 6.ª edição, a Corrida S. Silvestre de Seide, que se realiza no dia 08...

Economia5 horas ago

Segurança Social alerta para nova tentativa de fraude através de mensagens SMS

O Instituto da Segurança Social (ISS) alertou, esta terça-feira, para uma nova tentativa de fraude por SMS que está a...

Famalicão6 horas ago

Famalicão vai concretizar desejos das crianças de famílias desfavorecidas

A Câmara Municipal de Famalicão promove, através do pelouro da Solidariedade Social, a iniciativa “Um desejo de Natal”, uma campanha...

Arquivo

Mais Vistos