País
Preços das casas em Portugal batem recordes como nos países mais ricos da Europa

A sobrevalorização do preço das casas em Portugal está a bater recordes e é equiparável ao fenómeno que também afeta outros países da União Europeia (UE), sobretudo os mais ricos. Entre eles estão alguns Estados nórdicos como Suécia ou Dinamarca, revela a Comissão Europeia (CE) num estudo abrangente sobre os desequilíbrios macroeconómicos na UE.
De acordo com Bruxelas, estamos a falar de sobrevalorizações nos preços médios do parque habitacional na casa dos 20% ou mais, situação que afeta economias como Suécia, Áustria, República Checa, Bélgica, Portugal, Países Baixos, Alemanha e Dinamarca. O caso mais atípico é o do Luxemburgo, onde a sobrevalorização habitacional supera já os 60%, indica a CE.
Em Portugal, o problema é especialmente grave, tendo em conta que se trata de um país mais pobre e com a característica de empréstimos à compra de habitação estarem maioritariamente indexados a taxas de juro variáveis o que, na atual conjuntura de subida rápida de taxas de juro por parte do Banco Central Europeu (BCE).
Este agravamento do custo do dinheiro da zona euro pode resultar num aperto significativo nos orçamentos de muitas famílias portuguesas endividadas por causa da compra de casa. A Comissão alerta diretamente Portugal neste último ponto.

-
Desportohá 1 semana
Rali de Famalicão 2025: Muita velocidade esperada para 30 e 31 de maio
-
Paíshá 6 dias
Porto: Fuga à polícia em contramão na VCI faz dois acidentes
-
Famalicãohá 4 dias
Iniciativa “Famalicão Bricks Lab” assinalou o Dia da Juventude no concelho
-
Famalicãohá 1 dia
Famalicão espera céus nublados e descida das temperaturas esta terça-feira