Siga-nos nas redes

País

Quedas em altura e acidentes de viação principais causas de acidentes graves de trabalho na região Norte

Publicado

em

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que as quedas em altura e os acidentes de viação foram as principais causas de acidentes graves de trabalho na região Norte e nas últimas décadas.

A equipa da FMUP analisou exames médico-legais e constatou que as principais vítimas são homens, com idades entre os 25 e os 45 anos, que trabalham na construção, operação de máquinas, serviços gerais e no comércio.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Publicado no Journal of Forensic and Legal Medicine, uma revista médica sobre medicina forense e legal, este estudo demonstrou que a maior parte (73,8%) das lesões localizaram-se no cérebro e na medula espinal.

Já os resultados permanentes a longo prazo foram principalmente associados a sequelas neurológicas (62,1%) e ortopédicas (52,4%), conforme se lê nas conclusões do estudo, que é assinado por Isabel Almeida, José Manuel Teixeira e Teresa Magalhães.

No mesmo estudo foi possível constatar que 23,3% das vítimas ficaram com incapacidade permanente parcial (IPP), 35% com incapacidade permanente absoluta para todo e qualquer trabalho (IPA) e 41,7% com incapacidade permanente absoluta para o trabalho habitual (IPATH).

No entanto, no que respeita à IPATH, uma percentagem considerável de pessoas consideradas capazes de trabalhar não estava profissionalmente ativa, encontrando-se em situação de desemprego ou reforma antecipada.

“O que poderá ter resultado de falta de investimento no processo de reintegração laboral”, lê-se no resumo remetido à Lusa que, citando os investigadores, alerta que “os ferimentos devidos a acidentes de trabalho constituem um problema de saúde pública, social e económica, além de serem uma das principais causas de morte prematura, morbilidade e incapacidade num número significativo de pessoas”.

A equipa da FMUP defende que deve ser feita uma abordagem médico-legal mais detalhada em determinados casos “baseada em aspetos concretos da realidade profissional da vítima e não apenas no conteúdo da tabela de incapacidades permanentes (TNI)”.

“Deve existir uma articulação entre todas as instituições que trabalham com a vítima de acidente de trabalho e a área da medicina legal, com o objetivo de promover a recuperação e a reabilitação profissional destas pessoas”, defende.

Estima-se que, anualmente, ocorram mais de 374 milhões de acidentes de trabalhos não fatais a nível mundial.

Em 2020, Portugal registou um total de 156.048 acidentes laborais, em que cerca de 73% dos casos originaram consequências temporárias que exigiram ausência do trabalho e 131 casos fatais.

Este estudo foi realizado com o objetivo de refletir sobre o papel que a medicina legal pode desempenhar na promoção da reintegração profissional das vítimas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Segunda-feira “abre a porta” a semana de chuva

A chuva está de regresso a Famalicão esta segunda-feira, dia para o qual é ainda esperada uma ligeira redução nos...

Paíshá 7 horas

Preços dos combustíveis voltam a descer esta segunda-feira

Os preços do gasóleo e da gasolina voltam a descer esta segunda-feira. A gasolina deverá descer três cêntimos por litro...

Famalicãohá 7 horas

Famalicense Maria de Fátima Cardoso lança novo livro

A autora famalicense Maria de Fátima Cardoso apresenta no próximo dia18 de maio, em Famalicão, o seu novo livro, intitulado...

Famalicãohá 9 horas

Pirilampo Mágico 2024 já está na rua: ACIP dinamiza campanha em Famalicão

A campanha do Pirilampo Mágico 2024 já está na rua e avi decorrer até 9 de junho, sendo que no...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: este domingo há desfile da Batalha das Flores no centro da cidade

O centro da cidade de Famalicão recebe esta tarde o desfile da Batalha das Flores. A iniciativa está inserida na...

Paíshá 10 horas

Suíça vence Festival da Eurovisão. Portugal fica em 10º lugar

A Suíça, com  a canção “The Code”, venceu a 68.ª edição da Eurovisão. Portugal, representado por Iolanda com a canção ...

Famalicãohá 1 dia

Rita Ribeiro em Famalicão para concerto na Fundação Cupertino de MIranda

A cantora e atriz Rita Ribeiro está em Famalicão, este sábado, para um concerto de Fados na Fundação Cupertino de...

Desportohá 1 dia

Famalicão: AD Oliveirense inaugurou a equalificação do campo de futebol cinco

A Associação Desportiva Oliveirense inaugurou, este sábado, dia 11 de maio, a requalificação do campo de futebol 5 do Estádio...

Bragahá 1 dia

De 22 a 26 de maio a Braga Romana espera receber 300 mil pessoas

Em comunicado, o município de Braga refere que os palcos estarão localizados no Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo...

Paíshá 1 dia

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir

Portugal arrecada 4.º prémio do Euromilhões… e ‘jackpot’ volta a subir O valor do ‘jackpot’ do Euromilhões voltou a aumentar,...

Arquivo

Mais Vistos