País
GNR sinalizou quase 43 mil idosos a viver sozinhos ou em isolamento em 2024
A GNR sinalizou entre 01 de outubro e 15 de novembro 42.873 idosos que vivem sozinhos ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Operação Censos 2024, anunciou hoje esta força de segurança.
Os distritos de Vila Real (5.153), Guarda (5.606), Faro (3.496), Bragança (3.367) e Viseu (3.325) foram os distritos nos quais mais idosos foram sinalizados, refere a GNR em comunicado.
No total, foram sinalizados 42.873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, por causa da sua condição física, psicológica, ou outra que pode colocar em causa a sua segurança, explica a GNR.
Os militares realizaram ações visando a sensibilização à população mais idosa que vive sozinha e/ou isolada, alertando-a para a necessidade de adotar comportamentos de segurança, reduzindo o risco de se tornar vítima de crimes, sobretudo violência, burla e furto, indica a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta em comunicado.
Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável.
No decorrer da Operação “Censos Sénior 2024” a GNR realizou 369 ações em sala e 4.859 porta a porta, abrangendo um total de 31.210 idosos.
Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando “um apoio mais próximo” à população idosa, o que contribui para “criar um clima de maior confiança e empatia entre os idosos e os militares da GNR”, servindo a iniciativa para também aumentar o sentimento de segurança.
-
Economiahá 1 semana
Combustíveis: Preço do gasóleo mais barato na segunda-feira
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Colisão rodoviária em Vilarinho das Cambas fez um ferido esta manhã
-
Paíshá 5 dias
Camionista português desaparecido desde 03 de dezembro foi encontrado com vida
-
Famalicãohá 3 dias
Mau tempo: deslizamento de terras provoca estragos em Joane