Siga-nos nas redes

Economia

Restaurantes e hotelaria obrigados a aumentar preços ou despedir trabalhadores face ao aumento dos custos

Publicado

em

O sector da hotelaria e restauração, que registou aumentos de custos de matérias-primas até 50% nas últimas semanas, prevê que os últimos três meses do ano serão “preocupantes”, de acordo com uma declaração da associação de hotelaria, restauração e catering de Portugal AHRESP.

A AHRESP relatou os resultados do seu mais recente inquérito, “realizado durante a segunda quinzena de Setembro e primeira quinzena de Outubro, tanto para restaurantes e empresas similares, como para alojamento turístico”, que concluiu que “as consequências da inflação são cada vez mais preocupantes para a sustentabilidade das empresas”.

Assim, segundo a AHRESP, “para 71% dos restaurantes e 83% das empresas de alojamento, os custos das matérias-primas aumentaram até 50%”, e “a escassez de produtos essenciais também já se faz sentir”, revelou “73% dos restaurantes e 26% das empresas de alojamento”.

A associação afirmou ainda que “face a este aumento dos custos, a actualização dos preços era inevitável, com 83% das empresas de restauração e 69% das empresas de alojamento a aumentarem os seus preços”, observando que “na restauração (51%) e no alojamento (45%), o aumento não ultrapassou os 10%”.

Segundo a associação, “já se fez sentir uma diminuição da procura”, com 54% dos restaurantes e 49% das empresas de alojamento a assistir a uma “diminuição do volume de negócios de até 20% no mês de Setembro”.

A associação recordou que “para mitigar os efeitos negativos deste ciclo inflacionário, que poderia agravar-se, a AHRESP tem vindo a propor medidas temporárias, tais como a introdução de taxas reduzidas de IVA sobre alimentos e bebidas e sobre tarifas de energia, gás e electricidade”, salientando que “os resultados do inquérito confirmam a importância destas medidas na medida em que, para os restaurantes (89%) a medida do IVA (sobre alimentos e bebidas) é uma prioridade, enquanto que para o alojamento (81%) a redução do IVA sobre a energia é vital”.

De acordo com a associação, “a ausência de medidas preventivas levará a um novo aumento dos preços, ao despedimento de trabalhadores e ao encerramento de empresas”.

AHRESP afirmou que “no sector da restauração, 68% estão a considerar aumentar os preços, 37% irão despedir trabalhadores e 13% irão encerrar as suas empresas” e que, “no caso do alojamento turístico, 63% das empresas também afirmaram que terão de aumentar os preços, 15% irão avançar com os despedimentos e 8% estão a considerar encerrar”.

“As perspectivas para o último trimestre do ano em curso são muito preocupantes”, disse a associação, com 45% dos restaurantes e 31% das empresas de alojamento considerando que “este último trimestre será pior ou muito pior do que o quarto trimestre de 2019”.

A AHRESP advertiu também que “para além do contexto inflacionário, o aumento das taxas de juro irá certamente causar também um grande impacto no rendimento disponível das famílias, levando inevitavelmente a uma redução do poder de compra.

O inquérito teve lugar entre 22 de Setembro e 10 de Outubro, “obtendo um total de 473 respostas dos sectores da restauração e similares, e alojamento turístico, em todo o país”, de acordo com a AHRESP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 19 minutos

Norte: PJ detém homem de 48 anos suspeito de tentar matar a ex-companheira em Paredes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, procedeu à detenção de um homem de 48 anos por suspeita de...

Regiãohá 1 hora

Santo Tirso: GNR esclarece caso da menina de 10 anos alegadamente agarrada à porta da escola

Depois de informações que davam conta da queixa de uma encarregada de educação, após a sua filha de 10 anos...

Paíshá 2 horas

Combustíveis: Preço da gasolina sobe mas do gasóleo desce na segunda-feira

Com o final de mais uma semana, surgem surgem as previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis, a verificar...

Bragahá 3 horas

Norte: PJ desmantela rede internacional de branqueamento após buscas nos distritos de Braga e Porto

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou na região Norte um grupo “que integra uma rede transnacional de branqueamento e fraude fiscal”,...

Famalicãohá 3 horas

Bombeiros Voluntários de Famalicão convidam para a sua Caminhada e Passeio de BTT Solidário a 01 de junho

Está de regresso, no dia 01 de junho (domingo), a caminhada e passeio de BTT solidário dos Bombeiros Voluntários de...

Barceloshá 4 horas

Barcelos: Freguesia de Cristelo em festa para celebrar a Nossa Senhora do Rosário

A freguesia de Cristelo, em Barcelos, está em festa esta sexta-feira, sábado e domingo para as Festividades em Honra de...

Póvoa de Varzimhá 4 horas

Época balnear da Póvoa de Varzim abre no dia 14 de junho

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, definiu, para o dia 14 de junho (quarta-feira) a abertura da época balnear,...

Mundohá 5 horas

Papa Leão XIV celebra a sua primeira missa como novo líder da Igreja Católica

O Papa Leão XIV celebra hoje a sua primeira missa como líder da Igreja Católica na Capela Sistina, acompanhado pelos...

Desportohá 5 horas

FC Famalicão: “Consistência” é a palavra-chave para terminar o campeonato da melhor forma diz Hugo Oliveira

Em contagem decrescente para a disputa da penúltima jornada da Primeira Liga, o treinador do emblema famalicense, Hugo Oliveira, faz...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão novamente sob “aviso amarelo” esta sexta-feira: Mau tempo vai manter-se até às 18:00

Famalicão volta a encontrar-se sob um “aviso amarelo” do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que indica “aguaceiros localmente...

Arquivo

Mais Vistos