País
GNR alerta para burlas na venda de ‘pellets’
Com a chegada do tempo mais frio e da necessidade do aquecimento das habitações, e outros espaços, a GNR emitiu, esta semana, um comunicado onde chama atenção para a execução de burlas, online, ligadas à venda de pellets de madeira.
Perante os casos de venda enganosa, já reportados, a Guarda Nacional Republicana decidiu oferecer uma série de conselhos, à população, para que possam garantir uma compra segura.
Verificação de segurança:
- Pesquisar pela empresa e/ou nome com o qual está a contactar, no Google (muitas das empresas já estão reportadas no Google e no Portal da Queixa).
- Verificar se a empresa disponibiliza linha de apoio a clientes, contactos e morada.
- Ligar à entidade policial responsável pela área à qual pertence a empresa com a qual está a negociar para ter a certeza da existência da empresa (houve casos de burlas com empresas que já haviam fechado há cerca de um ano).
- Analisar as instruções de email, mensagens ou telefonemas suspeitos. Nunca carregar em links suspeitos. (às vezes, pedem para carregar em links suspeitos).
- Desconfiar quando o português escrito não é correto e/ou contém erros ortográficos e falta de pontuação (“Pagamento aceito”).
- Constatar um discurso inconsistente em relação a encomendas (primeiro basta pagar o valor de transporte da carga e depois já tem de pagar a totalidade da carga; primeiro aceitam um volume de encomenda, mas depois já terá de aumentar a encomenda).
- Desconfiar quando existe pressão para efetuar um pagamento.
- Se pagar através de cartão, deve criar um cartão virtual com compra única e limitar o valor de pagamento.
- Aquando do pagamento, se for feito através de pagamento de serviços, pesquisar a entidade fornecida no Google. Se for feito por transferência bancária, é aconselhável que esta seja feita através de multibanco, para que assim possa ter conhecimento do titular da conta. Se estiver a transferir para uma empresa, é de desconfiar quando o titular da conta corresponde a uma pessoa singular.
- Se constatar que foi vítima de burla, assim que possível, comunicar à GNR (PSP, PJ ou MP), assim como denunciar a plataforma de compra e venda onde ocorreu essa tentativa (por exemplo “Denunciar anúncio” no Marketplace; “Reportar” no OLX). Deve tirar fotografias ou print screen do ecrã, como salvaguarda.
-
Paíshá 1 semana
Região Norte tem o maior número de freguesias para desagregar. Conheça aqui a lista completa
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Homem de 69 anos envolvido em acidente detido após recusar teste de alcoolémia
-
Economiahá 2 dias
2025 será marcado por aumento nos preços das rendas, portagens e transportes
-
Paíshá 10 horas
Portagem da A1 entre Porto e Lisboa aumenta 70 cêntimos a partir de 01 de janeiro