Siga-nos nas redes

País

Greve na função pública com adesão entre 90% e 100% indica o sindicato

Publicado

em

A greve da função pública começou hoje com uma adesão entre 90% e 100% entre os trabalhadores da recolha do lixo e da higiene urbana, disse o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL).

“Nos primeiros serviços de recolha noturna a entrar em funcionamento – Amadora, Loures, Évora, Moita, Palmela e Seixal – registou-se uma adesão de 100%”, disse o STAL, filiado na CGTP.

Num comunicado enviado à Lusa, o sindicato disse que também não se efetuou a recolha de lixo nos concelhos do Barreiro e Oeiras, “com adesão na ordem dos 90%”.

“Já em Almada e Vila Franca de Xira a adesão foi igualmente muito significativa, tendo a recolha de resíduos e os serviços de higiene urbana ficado seriamente prejudicados”, acrescentou o STAL.

O sindicato disse antever “uma elevada adesão na generalidade das autarquias, escolas e empresas municipais” ao longo do dia de hoje.

“Os dados conhecidos até ao momento refletem o profundo descontentamento e revolta dos trabalhadores da Administração Local e do setor das empresas”, lamentou o STAL.

Sebastião Santana, da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, filiada na CGTP, tinha dito à Lusa que os efeitos da greve nacional estavam previstos já para a noite de quinta-feira e madrugada de hoje, sobretudo nos hospitais e na recolha do lixo.

O sindicalista antecipa “uma grande adesão e perturbações ou encerramento de vários serviços, como é o caso dos serviços de finanças, da segurança social e das lojas do cidadão”.

A paralisação também afetará escolas uma vez que sindicatos dos professores e do pessoal não docente anunciaram a adesão ao protesto.

A Frente Comum convocou a greve nacional de hoje em protesto contra a proposta do Governo de aumentos salariais para 2024 que considerou miserabilista – um mínimo de 52 euros ou de 3% para os trabalhadores da administração pública.

Os sindicatos reivindicam um aumento em pelo menos 15%, com um mínimo de 150 euros por trabalhador, para fazer face ao “brutal aumento do custo de vida”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 13 minutos

Páscoa: Hotéis com taxa de ocupação superior a 70%. Preço médio por estadia supera os 160 euros

 O setor da hotelaria tem boas expectativas para o fim de semana da Páscoa, antecipando uma ocupação de 73% e...

Desportohá 1 hora

FC Famalicão em boa forma e com “ambição” suficiente para vencer o FC Porto, garante Simon Elisor

Com a aproximação de uma das partidas mais decisivas desta segunda metade da Primeira Liga, o FC Famalicão assume-se como...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: “Máximas” sobem esta quinta-feira mas previsões de chuva mantêm-se

Famalicão espera, esta quinta-feira, mais um dia com previsão de chuvas leves, que se devem manter ao longo da maior...

Barceloshá 3 horas

Barcelos investe 11,4 milhões na requalificação das estradas do concelho

A Câmara de Barcelos vai investir 11,4 milhões de euros num programa de requalificação de estradas municipais, que abrangerá uma...

Paíshá 3 horas

Investigadores portugueses cada vez mais próximos de nova “chave” para imunoterapia contra o cancro colorretal

Investigadores portugueses descobriram que um tipo de glóbulos brancos que conseguem identificar e matar células tumorais pode ser a chave...

Paíshá 4 horas

Partido Socialista de luto após falecimento de João Cravinho

Morreu, esta quarta-feira, João Cravinho, histórico militante do Partido Socialista português. Tinha 88 anos. De acordo com declarações da família,...

Paíshá 5 horas

Mais de 400 pessoas perderam a vida nas estradas portuguesas em apenas 10 meses

Nos primeiros dez meses de 2024, morreram nas estradas portuguesas 405 pessoas no local do acidente ou a caminho do...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Caminhada do Dia da Mãe de Vermoim realiza-se a 03 de maio

Realiza-se, no dia 03 de maio (sábado), a Caminhada do Dia da Mãe de Vermoim. Aqui, os participantes terão pela...

Barceloshá 7 horas

Feira da Isabelinha de Viatodos regressa para mais uma edição a partir desta sexta-feira

Arrancam, esta sexta-feira, as celebrações da Feira da Isabelinha, na freguesia de Viatodos, em Barcelos. Assim, para os dias entre...

Guimarãeshá 8 horas

Guimarães: Suspeito de furto em estabelecimento comercial detido pela GNR

A Guarda Nacional Republicana procedeu à detenção de um homem de 47, na última sexta-feira, por furto em estabelecimento comercial,...

Arquivo

Mais Vistos