Siga-nos nas redes

Economia

Agravamento de 400% no IUC para carros anteriores a julho de 2007 com 900 de cilindrada a gasolina

Publicado

em

A medida que aumenta o IUC dos carros anteriores a julho de 2007 vai traduzir-se num agravamento de cerca de 400% num carro a gasolina com 900 de cilindrada, face ao valor pago em 2023, segundo cálculos da Deloitte.

De acordo com a consultora, um carro com aquelas características e com matrícula de maio de 2005, pagou este ano 19,34 euros de Imposto Único de Circulação, mas verá o IUC atingir 96,92 euros (uma subida de 401%), ao longo dos próximos anos.

Em causa está uma medida contemplada na proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) que altera as regras de tributação, em sede de IUC, para os veículos da categoria A de matrícula anterior a 2007 e motociclos (categoria E), determinando que estes deixem de ser tributados apenas com base na cilindrada (como sucede atualmente), passando a ser considerada a componente ambiental.

O OE2024 contém, contudo, uma cláusula de salvaguarda, determinando que o agravamento do imposto não pode, em cada ano, subir mais de 25 euros.

“A coleta do IUC, relativa aos veículos das categorias A e E, decorrente das alterações efetuadas pela presente lei, não pode aumentar, anualmente, mais de 25 (euros) por veículo”, lê-se na proposta de lei do OE2024.

Assim, aquele carro a gasolina, com 900 de cilindrada irá pagar em 2024, cerca de 44 euros de IUC, atingindo em 2027 o valor do imposto equivalente a um carro com as mesmas características, mas com matrícula posterior a julho de 2007.

As mesmas simulações mostram que um carro a gasóleo, com matrícula de janeiro de 2006 e 1995 de cilindrada, por exemplo, verá o IUC subir cerca de 430%, passando dos 45 euros pagos em 2023 para 231 euros com as novas regras.

Neste caso, e tendo em conta o travão anual de subida de 25 euros, este carro precisará de cerca de sete anos e meio para atingir aquele valor.

No relatório que acompanha a proposta orçamental, o Governo justifica a medida com a necessidade de acautelar o cumprimento de “exigências ambientais”, conjugando-a com a “criação de um incentivo ao abate de veículos antigos, que visa promover a renovação do parque automóvel e a descarbonização do transporte de passageiros”.

A medida suscitou o lançamento de uma petição pública contra este agravamento do IUC que conta já com mais de 163 mil assinaturas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 2 minutos

Salário mínimo do Luxemburgo é o maior da UE e é 3 vezes mais alto do que o português

O salário mínimo varia, nos 22 Estados-membros da União Europeia (UE) onde vigora, entre os 2.638 euros no Luxemburgo e...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Procissão do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores sai à rua este domingo no Louro

A freguesia do Louro celebra, entre 13 e 28 de abril, as Festividades em Honra do Santo do Monte, um...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Trânsito condicionado em Vermoim para a realização do Trail das Eiras este domingo

A Junta de Freguesia de Vermoim alerta para alterações na circulação do trânsito a verificar este domingo, devido a realização...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Caminhada do Dia da Mãe realiza-se em Ruivães a 04 de maio

Realiza-se no dia 04 de maio, na freguesia de Ruivães, a Caminhada da Mãe 8K, organizada pelo coletivo 365 Running...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão e município senegalês assinam protocolo de cooperação

O Município de Famalicão estabeleceu um um protocolo de cooperação com a localidade de Touba Toul, no Senegal, um acordo...

Paíshá 3 horas

Matosinhos: 18 pessoas resgatadas do mar em apenas dois dias. Município lança alerta

Na sequência do bom tempo registado nos últimos dias que resultou num maior número de pessoas nas praias, a Câmara...

Barceloshá 3 horas

Linha do Minho será palco de simulacro com 900 participantes este sábado

A Linha do Minho, em Barcelos, será palco do exercício Gallus Exercitium 2025 que irá testar dois cenários de acidente,...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Sorriso foi o 2.º melhor avançado da I Liga em março

Sorriso, avançado brasileiro do FC Famalicão foi considerado o segundo melhor avançado da I Liga no mês de março. Para...

Paíshá 4 horas

Movimento que visa classificar violação como crime público já reúne mais de 125 mil assinaturas

Perto de 125 mil pessoas subscreveram até hoje a petição “contra a violência sobre as mulheres”, que pede à Assembleia...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Ponte sob o Rio Pelhe de Gavião encerrada para obras durante 1 mês

A Junta de Freguesia de Gavião alerta para o encerramento do trânsito na ponte sob o Rio Pelhe, entre as...

Arquivo

Mais Vistos