País
Polícia Judiciária e FBI desmantelam rede “gigantesca” que se dedicava ao cibercrime

A Polícia Judiciária, em colaboração com o FBI, desmantelou um servidor informático em Portugal que albergava um website que servia para um esquema criminal gigantesco envolvendo a compra e venda de dados pessoais.
De acordo com um relatório da CNN Portugal, a informação foi obtida através do acesso ilegítimo e da captura de credenciais relativas a milhões de utilizadores na Internet.
O site foi gerido por um homem de 36 anos, que forneceu cerca de seis milhões de informações pessoalmente identificáveis: 25.000 cartas de condução e passaportes digitalizados, 1.700.000 credenciais para lojas online, 108.000 dados de contas bancárias e mais de 20.000 cartões de crédito – para além de credenciais de acesso a contas de correio electrónico e PayPal.
Os dados foram então disponibilizados num fórum com 94 vendedores e mais de 100.000 utilizadores que, através de moedas virtuais, nomeadamente bitcoins, puderam comprar e vender todo o tipo de informação. As receitas foram da ordem dos 4 milhões de euros.
As autoridades norte-americanas apreenderam também quatro domínios utilizados pelo mesmo site. O suspeito é acusado de conspiração e tráfico de dispositivos de acesso não autorizado. Se for condenado, enfrenta uma pena máxima de 10 anos de prisão.

-
Regiãohá 1 semana
Trofa: Trovoadas captadas em vídeo mostram espetáculo impressionante nos céus
-
Bragahá 5 dias
Familiares e amigos despedem-se de Paulino e José vítimas de um aparatoso despiste em braga
-
Famalicãohá 3 dias
FC Famalicão no ‘Top 3’ dos clubes que utiliza mais jogadores do escalão sub-20
-
Bragahá 22 horas
Norte: PJ desmantela rede internacional de branqueamento após buscas nos distritos de Braga e Porto