País
Portugal avança no desconfinamento já na próxima segunda-feira

Na reunião de Conselho de Ministros extraordinário desta tarde de sexta-feira, Mariana Vieira da Silva, no papel de primeira-ministra, anunciou as novas medidas do desconfinamento, que vigorarão já a partir da próxima segunda-feira.
Fruto da meta alcançada de 70% da população vacinada, Portugal deixa de estar em estado de calamidade e passa a estar em estado de contingência e altera várias regras, nomeadamente no que toca aos espaços públicos.
Nos restaurantes, cafés e pastelarias passa a ser possível estarem ter 8 pessoas no interior e 15 no exterior. Por sua vez, os espetáculos culturais, casamentos e batizados podem ter uma lotação de 75%.
Também os transportes públicos deixam de ter limitações de lotação e o atendimento nos serviços públicos pode passar a ser feito sem marcação, a partir do início de setembro.
Continua a ser obrigatório a apresentação de um certificado digital de vacinação ou teste negativo, no interior de restaurantes, ginásios, viagens, casamentos e batizados.
Sobre as medidas da terceira fase poderem serem também antecipadas, a ministra admite que é possível “chegar mais rápido à fase onde serão atingidos os 85% de pessoas completamente vacinadas”.

-
Paíshá 6 dias
GNR na estrada para fiscalizar veículos de transporte de mercadorias e passageiros
-
Paíshá 5 dias
Administração pública em greve na sexta-feira de 16 de maio. Sindicato alega degradação da condições de trabalho
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Mostra Comunitária de Mouquim celebra 767 anos da freguesia
-
Sociedadehá 1 dia
Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio a Chaves