País
Agosto é o mês com mais incêndios registados
Agosto tem mais duas semanas pela frente, mas é já o mês com mais área ardida em 2024 e duplicou os valores de julho, segundo os dados hoje revelados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
De acordo com o relatório provisório divulgado, de 1 a 15 de agosto arderam 3.484 hectares, enquanto no mês anterior os incêndios tinham consumido uma área de 1.582 hectares. A área ardida nestas primeiras duas semanas corresponde a 44% do total da área ardida este ano em Portugal continental e que é de 7.949 hectares.
A expressão do impacto das chamas nas últimas duas semanas foi sobretudo visível em áreas de mato (1.676 hectares), além dos povoamentos (1.175) e de zonas agrícolas (633), alterando o cenário que se tinha verificado no mês anterior, no qual tinha ardido uma área superior nos povoamentos (732) relativamente ao mato (475) ou à agricultura (331).
Este mês caminha também para um novo máximo no número de incêndios rurais em 2024, uma vez que na primeira quinzena houve 722 ocorrências, já não muito longe do total de 1.031 fogos registados em julho. Em termos anuais, houve já 3.485 incêndios
-
Famalicãohá 1 semana
Elemento da PSP de Gondomar atingiu a tiro “perigoso criminoso” após tentativa de desarme da autoridade
-
Paíshá 6 dias
Acidentes nas estradas de Portugal provocaram mais de 260 mortos em cerca de 20 mil ocorrências registadas
-
Economiahá 4 dias
Portugal enfrenta “situação crítica”: Apoios Sociais não acompanham o aumento dos preços
-
Famalicãohá 2 dias
Concerto sinfónico de Natal na igreja Matriz de Famalicão nesta sexta-feira