País
Trabalhadores da hotelaria e restauração do Norte reivindicam aumento de salário de 90 euros

Cerca de 100 trabalhadores da hotelaria e restauração do Centro e Norte manifestaram-se hoje no Porto em defesa da reabertura total do setor, pela reposição de direitos laborais e por aumentos salariais mínimos de 90 euros.
Mobilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte queixaram-se de que subsistem salários em atraso e de que continuam por repor complementos salariais retirados no início da pandemia, nomeadamente prémios de produtividade e de assiduidade.
Assinalam ainda a imposição de horários alargados sem pagamento de horas extraordinárias.
Os trabalhadores reivindicam um aumento salarial mínimo de 90 euros, sublinhando que a “generalidade dos trabalhadores não viu os seus salários atualizados em 2019, 2020 e 2021”.
Acrescentam que “mais de 80% dos empregados dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e similares” recebem atualmente apenas o salário mínimo nacional.
Outra queixa dos trabalhadores relaciona-se com os “muitos” estabelecimentos que se mantém encerrados “sem qualquer justificação”, para além das “injustificáveis e inaceitáveis” restrições e condicionalismos ao funcionamento das empresas “impostos pelo Governo”.

-
Regiãohá 1 dia
Homem de 23 anos detido pela PSP para cumprimento de pena de prisão por violação
-
Paíshá 1 semana
GNR registou mais de 1.500 crimes de violência no namoro em 2024
-
Paíshá 5 dias
Porto: Retomadas as buscas por homem italiano desaparecido no mar
-
Regiãohá 3 dias
Equipa de futsal do Colégio das Caldinhas sagrou-se campeã Interdistrital de Futsal