Siga-nos nas redes

Economia

Patrões preparam aumento de salários para “segurar” melhores talentos no mercado de trabalho

Publicado

em

No próximo ano, os empregadores portugueses estão a planear aumentar os seus orçamentos salariais numa média de 3,2%, numa tentativa de reter e atrair os melhores talentos.

De acordo com um relatório da ECO, o valor de 3,2% é superior ao crescimento médio de 3% dos orçamentos apresentados em 2022 e está também acima dos 2,4% de inflação previstos para o próximo ano. A razão por detrás do aumento está a ser atribuída à competitividade num mercado onde encontrar os melhores talentos é um desafio.

“O clima económico desafiante e o avanço de novas formas de trabalho estão a forçar as organizações a manterem-se atentas aos orçamentos salariais. As que não o fizerem, não serão competitivas, perderão os seus empregados e terão de lutar mais arduamente para os substituir. Num ambiente tão dinâmico, é imperativo que as empresas tenham uma estratégia clara de recompensas e compreendam o que o mercado de trabalho e as suas pessoas”, disse Sandra Bento, directora associada – recompensa a inteligência dos dados na WTW Portugal, numa declaração.

Mais de um terço (36%) das organizações inquiridas verificou que o seu orçamento salarial é actualmente mais elevado do que o esperado. E a mesma percentagem (36%) também disse que irá aumentar a frequência com que reverem os salários. Entre estas, 98% irão rever os salários duas vezes por ano.

Há três razões fundamentais para o aumento dos orçamentos: preocupações sobre um mercado de trabalho mais restrito (57%), receios sobre a inflação (56%) e satisfação das expectativas e preocupações dos trabalhadores (43%).

A proporção de empresas portuguesas que relataram dificuldades em atrair talentos aumentou de 28% em 2020 para 90% este ano, enquanto que as que têm problemas em manter os actuais empregados subiu de 20% para 84% no mesmo período.

Para melhorar a sua atractividade, 65% dos empregadores aumentaram a flexibilidade no local de trabalho; 60% colocaram mais ênfase na diversidade e inclusão; e 40% oferecem agora incentivos financeiros, tais como bónus de entrada.

Do mesmo modo, as organizações estão empenhadas em manter o seu talento, nomeadamente aumentando o seu foco na diversidade e inclusão (56%); o aumento das opções de trabalho à distância (45%); e a mudança nas estruturas salariais, através do salário base e dos bónus (38%).

“O exigente mercado de trabalho, especialmente em torno de certas competências-chave, significa que as organizações precisam de ser muito mais criativas na resposta aos desafios da atracção e retenção. Não se trata apenas de remuneração. Os empregadores precisam de compreender a dinâmica da diversidade da sua força de trabalho e proporcionar uma experiência superior aos funcionários para todos”, explica Sandra Bento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 3 horas

Operação Natal e Ano Novo. Só ontem morreram cinco pessoas nas estradas portuguesas

No período entre as 00h00 e as 23h59 deste sábado, dia 21 de dezembro, no âmbito da Operação “Natal e...

Desportohá 6 horas

Hóquei: Riba d’ Ave segue em frente na Taça de Portugal

O Riba d’ Ave Hóquei Clube fechou da melhor forma o ano de 2024, já que deu, este sábado, sequência...

Famalicãohá 8 horas

Meteorologia. Natal com sol e temperaturas baixas

Estamos a três dias do Natal e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para...

Desportohá 8 horas

FC Famalicão perde em casa contra o Farense

O Famalicão perdeu, este sábado, em casa, contra o Farense. No final, o resultado fixou-se em 1-2, em jogo da...

Desportohá 23 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 1 dia

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 1 dia

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 1 dia

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 1 dia

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 1 dia

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Arquivo

Mais Vistos