País
Órgãos transplantados no primeiro semestre do ano totalizaram 369
Os transplantes subiram no primeiro semestre do ano, sobretudo os cardíacos e a pulmonares, com um total de 369 órgãos transplantados até final de junho, mais 54 do que no ano passado, segundo a Coordenação Nacional da Transplantação.
Os dados, revelados a propósito do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, que hoje se assinala, indicam que nos primeiros seis meses deste ano houve um total de 163 dadores de órgãos (dadores falecidos e dadores vivos), mais 22 do que no período homólogo de 2020, sendo que 143 foram dadores falecidos (mais 21).
Estes números comparam com o ano atípico de 2020, marcado pela pandemia de covid-19 e durante o qual caíram mais de 20% os órgãos colhidos para transplante.
Nos primeiros seis meses deste ano foram feitos 27 transplantes cardíacos, mais 12 do que em igual período do ano passado, 201 renais (mais 33), 99 hepáticos (mais 10) e 24 pulmonares (mais cinco).
Os transplantes pancreáticos baixaram relativamente ao período homólogo, com oito realizados no primeiro semestre deste ano (menos seis).
Os dados do Instituto Português do Sague e da Transplantação (IPST) indicam igualmente que no primeiro semestre foram colhidos 424 órgãos (mais 78) e que a taxa de utilização foi de 82% (349 transplantados).
-
Bragahá 1 semana
Presépio Vivo de Priscos abre portas este domingo
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Alterações nas rotas de recolha de lixo para o Natal e Ano Novo
-
Paíshá 3 dias
Região Norte tem o maior número de freguesias para desagregar. Conheça aqui a lista completa
-
Regiãohá 1 semana
Jovem de 17 anos detido por suspeitas de furtos em casas e lojas