Siga-nos nas redes

País

Como um “balde de água gelada”: Proprietários de discotecas e bares reagem às novidades do estado de calamidade

Publicado

em

A Associação Nacional de Discotecas (AND) afirmou esta quarta-feira que a decisão do Governo de manter os bares e discotecas encerrados, pelo menos até final de agosto, “foi um balde de água gelada” para os empresários do setor.

No final da reunião do Conselho de Ministros realizado esta manhã, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os estabelecimentos de diversão noturna, como os bares e as discotecas, irão permanecer encerrados, pelo menos até ao final de agosto, por não haver ainda “condições para voltarem a abrir” devido à pandemia de Covid-19.

O presidente da AND, José Gouveia, considerou que a decisão do Governo é uma desconsideração pelos empresários, que receberam “um balde de água gelada”.

“Algumas [empresas] estavam a contar, pelo menos, com o espaço ao ar livre para fazer o verão e que esse verão viesse recuperar aquilo que perderam durante este período. O que vai acontecer a estas empresas?”, questionou.

Para o presidente da AND, o Governo está a “discriminar” este setor, uma vez que vai permitir que os restaurantes possam alargar o horário de funcionamento até às 01h00.

“Sabíamos que junho seria difícil, mas também estarmos a ver os restaurantes a substituírem os bares, com este alargamento de horários até às 01:00. Parece que aqui é uma questão de haver ou não comida em cima da mesa”, criticou.

Na declaração feita após o Conselho de Ministros, António Costa anunciou que os restaurantes vão poder receber clientes até à meia-noite e encerrar à 01:00 a partir de 14 de junho.

Questionado pela Lusa sobre eventuais ações de protesto, José Gouveia ressalvou que os empresários vão aguardar “para ver o que o Governo vai fazer”, defendendo a necessidade de os apoios ao setor serem reforçados.

“Neste momento ainda estamos a digerir aquilo que ouvimos e, em tempo útil, iremos perceber o que tem de ser feito e se o Governo desta vez está, efetivamente, disposto a pagar a despesa que é encerrar estas empresas por mais três meses”, apontou.

A esse propósito, o primeiro-ministro garantiu que os empresários vão continuar a poder receber ajudas.

“As regras de apoio obviamente se mantêm para as atividades que se mantêm encerradas, designadamente nas áreas de bar e restauração”, frisou.

Os espaços de diversão noturna encontram-se encerrados desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Em março deste ano, a AND defendeu que estavam reunidas condições para que os bares e espaços ao ar livre pudessem reabrir as portas já em julho e as discotecas, com espaço ‘indoor’, o pudessem fazer em agosto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: PSP procede à detenção de condutores com taxa de alcoolémia excessiva e

Dois condutores foram detidos, este domingo, na cidade de Vila Nova de Famalicão, informou hoje a Polícia de Segurança Pública....

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Fachada do edifício que vai substituir o Hotel Garantia está quase pronta

Encontra-se quase pronta a fachada do novo edifício que substitui a clássica estrutura do “Hotel Garantia”, desde 1943, conhecido como...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Casa-Museu Soledade Malvar recebe exposição de retratos do artista tirsense Carlos Correia

A Casa-Museu Soledade Malvar, em Vila Nova de Famalicão, assinalou este sábado a inauguração da exposição “Olhares”, da autoria do...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Estudante Rita Carvalho recebe título “Traduzir 2024” na vertente “Espanhol”

Rita Kellner Marinho Carvalho, aluna 12.º ano da Escola Secundária Camilo Castelo Branco até ao final do ano letivo de...

Desportohá 7 horas

Basquetebol: Sub-16 do FAC assinalaram vitória dupla este fim de semana

A formação sub-16 de basquetebol do FAC disputou, este sábado, uma jornada dupla vitoriosa protagonizada pelos conjuntos A e B...

Bragahá 9 horas

Grupo que furtava combustível detido enquanto transportava garrafões em Braga

Dois homens, de 32 e 27 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública de Braga, por alegado furto de...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Chuva regressa esta terça-feira

A chuva está de regresso a Famalicão, esta terça-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Desportohá 12 horas

Xadrez: Didáxis sagra-se tricampeã distrital

A equipa de xadrez da Didáxis, CX A2D, esteve presenta para competir na 16.ª edição da Supertaça da Associação de...

Guimarãeshá 13 horas

Detido suspeito de atacar mulheres com pedradas na cabeça para as deixar inconscientes e roubar em Braga

Perante diversos realitos de roubos aliados a agressões a vítimas do sexo feminino no distrito de Braga, a Polícia de...

Desportohá 13 horas

FAC inicia nova época na 1.ª Divisão de Bilhar 3 Tabelas com indicações positivas

O Famalicense Atlético Clube iniciou, neste último fim de semana, mais uma época no Campeonato Nacional de bilhar 3 Tabelas...

Arquivo

Mais Vistos