País
Crianças portuguesas não vivem em casas saudáveis diz a UNICEF
As crianças portuguesas não vivem em ambientes saudáveis, sobretudo devido a problemas com a habitação, segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgado esta terça-feira.
O documento, elaborado pelo Centro de Pesquisa Innocenti da UNICEF, coloca Portugal no terceiro lugar, entre 39 países, no que toca ao desempenho geral em termos de indicadores ambientais.
No entanto, Portugal cai para a 25.ª posição no que toca às condições ambientais para as crianças em particular, nomeadamente a poluição do ar e da água e a presença de chumbo no sangue.
O relatório sublinha que cerca de 8% das crianças portuguesas vivem em habitações com problemas graves.
Cerca de 35% das famílias pobres com crianças tinham dificuldade em manter as casas aquecidas em Portugal, enquanto 25% das famílias são afetadas pelo ruído e poluição sonora.
Uma em cada cinco crianças portuguesas é exposta a humidade e bolor em casa, enquanto uma em cada dez famílias pobres com crianças viviam em habitações com pouca iluminação natural.
O centro analisou 39 países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da União Europeia (UE) de acordo com diferentes critérios, incluindo pesticidas, geração de resíduos, humidade doméstica e acesso à luz natural.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Homem atingido por autocarro fica ferido em Gavião
-
Paíshá 7 dias
PSP: 16 adeptos proibidos de entrar em recintos desportivos detidos após tentativas de “regresso”
-
Bragahá 5 dias
A “Área Metropolitana do Minho” já está a ser criada garante o presidente da Câmara Municipal de Braga Ricardo Rio
-
Paíshá 2 dias
Proteção Civil alerta população para possibilidade de inundações nas próximas horas