País
Aeroporto do Porto ganha ligação por comboio de alta velocidade

A Infraestruturas de Portugal (IP) propôs ao Governo que o projecto do comboio de alta velocidade para o Aeroporto de Porto Francisco Sá Carneiro fosse antecipado.
“Foi proposto ao Governo […] que a ligação ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro fosse antecipada”, disse Carlos Fernandes.
O vice-presidente da IP falava na Cimeira Ferroviária de Portugal 2022, que tem lugar no terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, no distrito do Porto.
A proposta está relacionada com a possível disponibilidade de fundos provenientes do adiamento de investimentos na ligação à estação do Oriente, em Lisboa.
“Foram previstas duas fases, IP propôs ao Governo a constituição de uma terceira fase”, que corresponde à secção Carregado – Lisboa, de modo a que esta “seja adiada, provavelmente, para depois de 2040”.
Segundo Carlos Fernandes, os dois ou três minutos de viagem perdidos com a não realização destes trabalhos para Lisboa permitiram a atribuição de fundos para a ligação ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, que serve o Porto, o Norte do país e a Galiza.
O projecto de comboio de alta velocidade deverá estar concluído até 2030, com a primeira fase correspondente ao troço Porto – Soure (Coimbra), com obras entre 2026 e 2028.
O aeroporto foi inicialmente planeado na segunda fase, envolvendo a ligação a Vigo, mas é agora intenção da IP antecipar esta fase.

-
Desportohá 1 semana
Milhares de adeptos no Estádio do Dragão despedem-se de Pinto da Costa esta segunda-feira
-
Desportohá 7 dias
FC Famalicão: Emissários do Inter de Milão viajaram para Portugal para ver o futebol de Gustavo Sá
-
Economiahá 5 dias
Mais de 11 mil notas de euro contrafeitas apreendidas pelas autoridades em 2024
-
Paíshá 2 dias
Herói em Portugal e França: Lino Loureiro de Ermesinde morreu enquanto tentava parar terrorista