Siga-nos nas redes

Desporto

Nova edição do Rali de Portugal na estrada entre 09 e 12 de maio com o maior número de sempre de inscritos

Publicado

em

O Rali de Portugal é a prova do Campeonato do Mundo (WRC) que conta até ao momento com o maior número de inscritos, 69 equipas de 22 nacionalidades, incluindo sete antigos vencedores, revelou hoje a organização.

Segundo informação divulgada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), a edição deste ano da prova, que vai para a estrada entre 09 e 12 de maio, conta com três campeões mundiais, o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris), o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) e o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), campeão em título.

A 57.ª edição do Rali de Portugal, quinta etapa do Mundial de ralis, abre a fase de terra europeia do campeonato, num percurso semelhante ao de 2023, com um total de 1.690,12 quilómetros de extensão e 337,04 quilómetros cronometrados (face aos 335,26 de 2023). Segundo a organização, a principal novidade é o figurino de 22 especiais de classificação, um número que já não era atingido desde a edição de 2012.

Entre os inscritos estão sete antigos vencedores da prova: Ogier, Rovanperä, o galês Elfyn Evans, Ott Tänak, o belga Thierry Neuville, o norte-irlandês Kris Meeke e o português Armindo Araújo, estes dois últimos, agora, ao volante de carros da categoria Rally2, a segunda mais importante, a seguir aos Rally1 híbridos.

Ao todo, serão nove os carros da principal categoria em Portugal, mais um do que na edição do ano passado.

A Toyot, campeã em título, surge na máxima força em Portugal: além dos dois pilotos a tempo inteiro, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta, traz o regressado Sébastien Ogier, recordista de vitórias em Portugal, empatado com Markku Alen (cinco), e o bicampeão do mundo em título, Kalle Rovanperä, que venceu o recente Rali Safari–Quénia e aposta no terceiro triunfo consecutivo no Rali de Portugal.

Já a Hyundai lidera o mundial de pilotos com o belga Thierry Neuville, que abriu o ano com uma vitória em Monte Carlo, mas viu a sua vantagem sobre Evans encurtar para seis pontos após o Safari. Ott Tänak é outro dos candidatos da Hyundai à vitória em Portugal, tal como o espanhol Dani Sordo, segundo classificado em 2021 e 2023.

A categoria Rally2 tem uma lista de 40 inscritos, de longe a maior da época até ao momento. Na prova do WRC2 estão todas as principais figuras do Mundial, como o líder do campeonato, o sueco Oliver Solberg (Skoda), que vai tentar vingar a vitória perdida no ano passado em Portugal, devido ao pião – e posterior penalização – na Super Especial de Lousada.

Gus Greensmith (Skoda) e Yohan Rossel (Citroën) surgem logo atrás do sueco no Mundial, mas há que contar ainda com Teemu Suninen (Hyundai), Nikolay Gryazin (Citroën), Pepe López (Skoda), Sami Pajari (Toyota), Georg Linnamäe (Toyota) ou Jan Solans (Toyota).

A quarta ronda do Campeonato de Portugal (CPR) vai contar com Kris Meeke (Hyundai), Armindo Araújo (Skoda), Ricardo Teodósio (Hyundai), José Pedro Fontes (Citroën), Ernesto Cunha (Skoda) ou Lucas Simões (Ford), aos quais também se juntam os pilotos do CPR 2RM, como Gonçalo Henriques (Renault), Hugo Lopes (Peugeot), Pedro Silva (Peugeot), Kevin Saraiva (Peugeot) ou Diogo Marujo (Peugeot).

A ação começa, como é habitual, na quinta-feira de manhã (09 de maio), em Baltar, com o Shakedown de 4,61 km, seguindo-se a cerimónia de partida oficial, novamente em Coimbra, a partir das 17:00. Os concorrentes rumam depois à Figueira da Foz, para a Super Especial de abertura, este ano com 2,94 km e com início às 19:05.

A sexta-feira abre com as tradicionais especiais de terra da região centro, com a classificativa de Mortágua (18,15 km) a ser percorrida duas vezes, a abrir e a fechar o dia, e duplas passagens por Lousã (14,30 km), Góis (14,30 km) e Arganil (18,72 km).

No sábado estão reservadas duas passagens por Felgueiras (8,81 km), Montim (8,69 km), a mais longa do rali, Amarante (37,24 km) e Paredes (16,09 km). O dia encerra na Super Especial de Lousada (3,36 km).

A etapa de domingo conta duplas passagens pelos 19,91 km de Cabeceiras de Basto, dos quais 12,6 km são completamente novos, e pelos icónicos 11,18 km de Fafe, também palco habitual da Power Stage.

O ACP destaca ainda que o maior evento desportivo realizado, anualmente, em solo nacional movimentou em 2023 quase um milhão de espetadores ao vivo, com um impacto recorde de 164,7 milhões de euros na economia nacional, e tem ainda uma forte componente de responsabilidade ambiental, reconhecida pela FIA com a atribuição consecutiva, desde 2017, da certificação ambiental máxima da federação internacional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 15 minutos

Ourivesaria em Esposende assaltada à mão armada enquanto clientes ainda se encontravam na loja

Uma ourivesaria localizada no centro de Esposende, nas imediações da Câmara Municipal, foi alvo de um assalto à mão armada...

Paíshá 32 minutos

Proteção Civil registou 71 ocorrências nas últimas horas devido ao mau tempo

 Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 71 ocorrências devido...

Regiãohá 13 horas

Santo Tirso: Construção de novo acesso rodoviário vai servir 3 freguesias e reduzir sinistralidade no local

A Câmara Municipal de Santo Tirso deu início à primeira fase da construção da nova ligação entre Vila Nova do...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Colisão envolvendo motociclo faz um ferido na EN206 em Gondifelos

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre um motociclo e...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo: Chuva, trovoada e granizo nas previsões para as próximas horas

O concelho de Famalicão irá manter-se sob Aviso Amarelo, esta quarta-feira, devido às previsões de mau tempo, do Instituto Português...

Famalicãohá 17 horas

Radar da PSP volta a Famalicão esta quarta-feira a partir das 08:30

O dispositivo de controlo de velocidade da Polícia de Segurança Pública regressa a Famalicão esta quarta-feira. De acordo com informações...

Desportohá 17 horas

FC Famalicão: Defesa Pedro Bondo de 20 anos oficializado como reforço para as próximas 4 temporadas

Já se encontra oficializada a chegada de Pedro Bondo ao FC Famalicão, depois de diversas informações que apontavam para esta...

Paíshá 17 horas

Crianças de 4 e 7 anos entre as vítimas mortais de alegado caso de inalação de monóxido de carbono

Um casal e os dois filhos menores morreram na casa onde residiam, em Vilar Formoso, no concelho de Almeida, alegadamente...

Desportohá 18 horas

FC Famalicão negoceia lateral esquerdo de 20 anos que já passou pelo Sporting B

Neste mercado de transferências de inverno, o FC Famalicão demonstra interesse por mais um reforço, desta vez para a defesa....

Paíshá 19 horas

ASAE fiscalizou estabelecimentos de “fast food”: Um encerramento e 21 processos instaurados

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou 21 processos de contraordenação e suspendeu a atividade de um estabelecimento...

Arquivo

Mais Vistos