País
Depois de um fim de semana trágico nas praias portuguesas Autoridade Marítima lança alerta à população
Depois de um fim de semana onde foram registadas diversas mortes e situações de pânico nas praias portuguesas devido às condições marítimas, a Autoridade Marítima Nacional decidiu divulgar, esta sexta-feira, um alerta à população visando aumentar a segurança nas praias neste fim de semana, que se prevê com temperaturas a rondar os 30.º graus.
De acordo com esta entidade é importante ter em conta que o mar, nesta época do ano, é um mar de inverno e que apresenta um perigo elevado devido aos efeitos da agitação marítima, além de modificar a sua morfologia devido à forte ondulação que normalmente ocorre nesse período do ano, criando áreas com fundões, declives íngremes, remoinhos e agueiros que não estão sinalizados nesta época do ano.
A maioria das praias portuguesas não estão supervisionadas neste período do ano, ou seja, não dispõem de dispositivos de segurança balnear. Por conseguinte, a resposta a uma situação de emergência pode ser lenta, portanto, a população deve ter um comportamento adequado e responsável, não se expondo a situações de risco.
Assim sendo, a Autoridade Marítima Nacional reafirma as medidas de segurança que devem ser adotadas, tais como monitorizar constantemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre perto de um adulto, evitar comportamentos arriscados, não se aproximando da água ou caminhando na areia molhada, nunca dar as costas para o mar e manter sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda;
Se testemunhar uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do número de emergência 112.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Mogege convida para o seu I Passeio TT a 21 de dezembro
-
Sociedadehá 6 dias
Famalicão: Freguesia de Brufe exibe árvore de natal única feita em crochê
-
Famalicãohá 4 dias
Operário Futebol Clube faz recolha de bens alimentares para ajudar famílias carenciadas
-
Famalicãohá 1 dia
Joane transforma-se em “Vila de Natal” com magia e tradição