Siga-nos nas redes

Economia

Redução de imposto (ISP) substitui o “Autovaucher” no final do mês com um custo de 80 milhões para o Estado

Publicado

em

A redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente à redução do IVA para 13% terá um custo de cerca de 80 milhões de euros por mês em perda de receita fiscal, afirmou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

“Esta medida poderá custar cerca de 80 milhões de euros por mês de perda de receita fiscal”, disse hoje António Mendonça Mendes, em conferência de imprensa, referindo que a intenção é que entre em vigor em maio, substituindo o Autovoucher, em vigor até ao final deste mês.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais explicou que se a Comissão Europeia autorizar a redução do IVA da energia de 23% para 13% a medida de redução do ISP será substituída por essa.

O governante explicou “por exercício académico” se “a Comissão Europeia viesse autorizar substituiríamos esta medida do ISP por essa, que é mais direta, e seria transitória”.

“A diretiva do IVA não permite, e bem, que os combustíveis sejam taxados a taxas reduzidas”, afirmou, acrescentando que existe “um grande consenso na União Europeia que devem acabar todos os subsídios fiscais aos combustíveis fósseis”.

Mendonça Mendes frisou que esta é uma “medida excecional” e que será avaliada no “final de cada trimestre” sobre “se se mantêm as circunstâncias”.

O secretário de Estado detalhou que o Autovoucher termina no final deste mês, conforme previsto, tendo sido opção substituir pela medida do ISP, uma medida que, disse, “é mais universal” e “não tem limite em termos de utilização”.

O Conselho de Ministros extraordinário aprovou na sexta-feira à noite um conjunto de novas medidas de emergência direcionadas à contenção do aumento dos preços energéticos e agroalimentares decorrente da situação de guerra na Ucrânia.

Em comunicado, o Governo referia que foram aprovados um projeto de proposta de lei que consagra medidas “de natureza extraordinária e temporária” para fazer face aos efeitos decorrentes do aumento dos preços dos combustíveis.

Na quinta-feira, na abertura do debate do Programa do Governo, na Assembleia da República, o primeiro-ministro, António Costa, explicou que para os combustíveis o Governo iria avançar “com uma redução de ISP equivalente à redução do IVA para 13%, manteremos mecanismos de compensação dos aumentos de receita fiscal e alargaremos a suspensão do aumento da taxa de carbono até 31 de dezembro”, disse.

O secretário-geral do PS afirmou na sexta-feira que estão a ser difíceis as negociações com a Comissão Europeia para redução do IVA da energia de 23% para 13%, razão pela qual o Governo avançou já com alternativa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 8 horas

Concentração de pólen na atmosfera deverá aumentar a partir de segunda-feira

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado...

Famalicãohá 9 horas

Sol e “máximas” quase nos 30.º graus regressam na próxima semana

Depois de uma semana com previsões de chuva diárias, os céus mais limpos e tempo mais quente deverá regressar a...

Desportohá 10 horas

Hóquei: FAC recebe Benfica este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputa, este sábado a partida referente à 26.ª jornada do...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Nuno Melo garante nunca ter proposto recrutamento militar de “pessoas em cumprimento de pena” ou “delinquentes”

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido “24 horas de realidade paralela” por causa de “uma...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão recebe apresentação de livro de fotos do 25 de Abril de Alfredo Cunha

O fotografo Alfredo Cunha apresenta, esta sexta-feira o seu mais recente livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, criado em...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Atropelamento faz um ferido na Avenida do Brasil

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira na Avenida do Brasil. De...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: cidade vai ter pilaretes automáticos para impedir trânsito automóvel em zonas interditas

A Câmara de Famalicão vai colocar pilaretes em algumas zonas do centro urbano para disciplinar a circulação e o estacionamento...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Fradelos convida para encontro de motards e cerimónia de Benção de Capacetes a 11 de maio

O coletivo Motinhas de Fradelos realiza, no dia 11 de maio (sábado) a sua um evento inserido nas celebrações da...

Famalicãohá 13 horas

Fé e espiritualidade leva 110 pessoas a pé de Famalicão a Fátima

No próximo domingo, dia 5 de maio, um grupo de 110 pessoas parte, a pé, de Famalicão até Fátima.  Em...

Desportohá 14 horas

FC Famalicão: Muitos querem Gustavo Sá mas a cláusula é de 50 milhões lembra Miguel Ribeiro

Com o final em vista de mais uma época da I Liga cresce o interesse pelo médio do FC Famalicão...

Arquivo

Mais Vistos