País
Ensino Superior. Concurso de 2023 com mais 372 vagas
O concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2023 irá contar com um recorde de 54.733 vagas, mais 372 do que no ano passado.
O número de vagas dos concorridos cursos de Medicina é um dos que cresce – mas apenas ligeiramente: mais 7 vagas (um total de 1.541) do que em 2022.
Face a 2022, o número de vagas em licenciaturas em Educação Básica é um dos que mais aumenta: 12%, mais 100 vagas.
No concurso deste ano, pela primeira vez, “será disponibilizado um contingente prioritário de estudantes carenciados economicamente, com 2% de vagas para cada ciclo de estudos (ou 2 vagas) para candidatos beneficiários de ação social escolar”, diz o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,
Os lugares em áreas de competências digitais aumenta 2%, em comparação ao ano passado sendo disponibilizadas 9.127 vagas
Foram ainda fixadas 8.990 vagas em formações apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), orientados para reforçar a formação superior inicial e o aumento do número de graduados em áreas Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (CTEAM) e atingir as metas de graduação fixadas pelo PRR até 2026.
Segundo o Governo, a divulgação de vagas, “com uma relevante antecedência face ao momento da candidatura, cumpre um dos objetivos da revisão do sistema de acesso ao ensino superior já que garante que todos os candidatos possam conhecer antecipadamente os ciclos de estudo e vagas disponíveis e favorece uma decisão mais ponderada no momento de inscrição para os exames nacionais”.
A apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional decorre entre 24 de julho e 7 de agosto, para candidatos com ensino secundário e provas de ingresso portuguesas.
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Rui Oliveira e Raquel Sampaio vencem S. Silvestre de Vermoim
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Mulher ferida após despiste de veículo ligeiro na Avenida Santiago de Gavião
-
Paíshá 4 dias
Homem de 56 anos que furtava em residências detido pela GNR na Maia
-
Desportohá 1 semana
Baixas médicas dos PSP que faltaram no jogo entre Famalicão e Sporting investigadas pela IGAS