Economia
PCP defende reaproveitamento de helicópteros Puma para combate aos incêndios
Um deputado do PCP questionou, esta terça-feira, o Governo sobre a utilização de helicópteros Puma da Força Aérea para o combate aos incêndios, já que Portugal se prepara para comprar meios semelhantes à Suiça.
Numa pergunta enviada ao Ministério da Defesa Nacional, o deputado comunista António Filipe afirma que, em 2017, “três helicópteros Puma vieram da Suíça para apoiar” no “combate aos fogos”, apesar de o país ter “armazenados cerca de uma dezena desses helicópteros, cujo destino, a continuarem assim, será a sucata”.
António Filipe questionou sobre “qual a razão para a aquisição de helicópteros médios quando, “certamente”, seria mais viável para o país recuperar os helicópteros Puma.
O deputado comunista argumentou que existem sobresselentes para recuperar e atualizar “um número significativo dos helicópteros armazenados, de forma a permitir a sua utilização” no combate aos incêndios”, e que os custos dessa operação “serão economicamente mais viáveis que o custo de aquisição e locação de outros meios”.
E afirmou que esta pode ser “também uma oportunidade para a indústria aeronáutica nacional”.
-
Regiãohá 1 semana
Circulação restabelecida na A3 após série de três acidentes em três horas
-
Póvoa de Varzimhá 5 dias
GNR: Quatro detidos por caça numa área protegida na Póvoa de Varzim
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Mário Passos em Bairro acompanha evolução de diversas obras e projetos
-
Paíshá 23 horas
Depressão Garoe chega na segunda e traz chuva e vento fortes