Siga-nos nas redes

País

Agente da PSP ferido após acidente em desmantelamento de pirotecnia ilegal em Arcos de Valdevez

Publicado

em

Um agente da PSP sofreu queimaduras de primeiro grau na cara e na cabeça na sequência da inativação de material explosivo apreendido, na segunda-feira, numa pirotecnia ilegal em Arcos de Valdevez, disse esta terça-feira fonte daquela força policial.

Contactada pela agência Lusa, a fonte do Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que o agente sofreu ferimentos ligeiros, recebeu tratamento no hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, e recebeu alta hospitalar ao final do dia de segunda-feira.

A fonte explicou que acidente ocorreu quando as equipas de inativação de explosivos procediam “à queima”, no local, no lugar de Vaqueira, freguesia de Miranda, concelho de Arcos de Arcos de Valdevez, “do material mais sensível e instável”.

“Era uma indústria de pirotecnia de foro familiar e muito caseiro, sem qualquer tipo de normas de segurança. Tinha milhares de componentes para o fabrico de produtos pirotécnicos”, explicou a fonte.

Além da apreensão de “milhares de componentes e matérias utilizadas no fabrico de produtos explosivos”, a operação policial de combate ao fabrico e venda de material explosivo, integrada na Operação Polícia Sempre Presente – Páscoa em Segurança, iniciada às 06h00 de segunda-feira, resultou ainda na detenção de dois homens, pai e filho, de 64 e 35 anos.

O pai foi detido por alegada posse de armas ilegais, designadamente uma espingarda calibre 12 GA e calibre 16 GA, bem como um revólver .22 LR.

O filho, proprietário da indústria de pirotecnia, suspeito de posse/produção ilegal e comércio de produtos explosivos, vai ser presente esta terça-feira, às 14h00, a primeiro interrogatório judicial, no tribunal de Arcos de Valdevez.

Em comunicado esta segunda-feira enviado às redações, o Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo adiantou que a ação resultou de uma investigação desenvolvida por aquela força policial no âmbito da sua competência reservada nas armas e explosivos.

A PSP realça “o facto de terem sido apreendidos milhares de componentes e matérias utilizadas no fabrico de produtos explosivos e ainda a situação de precariedade das instalações utilizadas no manuseio e fabrico destes produtos altamente perigosos, em localização junto a residências habitacionais”.

Entre o material apreendido, refere a PSP, encontram-se 212 munições de diversos calibres, 247 Inflamadores, rastilhos e pontas de rastilho com diversos comprimentos, bobines de fio elétrico, diversas caixas de 25 disparos, várias quantidades de balonas de diversos calibres, foguetes de cana, vários ‘very light’, vários petardos e outro material explosivo, perfazendo um valor aproximado de 260 quilogramas.

A operação de combate ao fabrico e venda ilegal de material explosivo contou com o apoio do Departamento de Armas e Explosivos, da Unidade Especial de Polícia e da Guarda Nacional Republicana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Proteção Civil de Famalicão em alerta por causa do mau tempo

Está previsto chegar ao final da tarde o agravamento do mau tempo e, em Vila Nova de Famalicão, a Proteção...

Famalicãohá 1 hora

Proteção Civil de Famalicão em alerta por causa do meu tempo

Está previsto chegar ao final da tarde o agravamento do mau tempo e, em Vila Nova de Famalicão, a Proteção...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Trabalhadores da Sinovir manifestam-se para receber subsídio de desemprego

Há dois meses sem receber, alguns trabalhadores da fábrica de calçado Sinovir, com sede em Novais, Vila Nova de Famalicão,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Casa Mortuária de Esmeriz benzida este domingo

A nova Casa Mortuária de Esmeriz, Vila Nova de Famalicão, é benzida este domingo. O Presidente da Câmara Municipal de...

Famalicãohá 5 horas

Milhares de pessoas em Famalicão para ver as luzes de Natal a acenderem-se

Famalicão já está iluminado para receber o Natal. A iluminação de Natal foi inaugurada este sábado, dia 23 de novembro,...

Famalicãohá 5 horas

Atenção ao tempo. Tempestade Bert traz vento muito forte e chuva intensa ao final da tarde

Entre as 18h00 e as 22h00, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o aviso para laranja...

Entretenimentohá 19 horas

Emissão Especial em direto: FAMALICÃO A CAMINHO DO NATAL

Sábado, 23/11/2024: Emissão especial da Fama Rádio e Televisão da inauguração das iluminações e divertimentos de Natal, na cidade de...

Desportohá 22 horas

Famalicão e Santa Clara medem forças na Taça de Portugal este domingo

O Famalicão e o Santa Clara enfrentam-se este domingo, às 16:00, no Estádio Municipal de Famalicão, em jogo a contar...

Famalicãohá 24 horas

Tempestade Bert: IPMA emite alertas para chuva intensa e vento forte nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu diversos avisos devido à previsão de condições meteorológicas severas associadas...

Famalicãohá 1 dia

4×4 São Pedro de Bairro, adrenalina e confraternização este sábado

A Comissão de Festas de São Pedro de Bairro organiza, no próximo sábado, dia 23 de novembro, o evento “4×4...

Arquivo

Mais Vistos