País
Vem aí um verão particularmente seco. Chuva dos próximos dias será “crucial”

A Comissão Europeia alertou para a possibilidade de um verão ainda mais seco do que nos anos anteriores nos países mediterrânicos e que a “precipitação das próximas semanas será crucial”.
De acordo com um relatório divulgado hoje pela Comissão, devido a um “inverno excepcionalmente seco e quente, a umidade do solo e o fluxo dos rios já apresentam anomalias significativas” em países como França, Espanha e Itália.
Na região alpina, a acumulação de neve “ficou bem abaixo da média” e foi “ainda menor” do que no último inverno, o que, em princípio, levará a uma “redução acentuada na contribuição do fluxo dos rios” durante a primavera.
Bruxelas alerta que “a precipitação das próximas semanas será crucial para determinar a evolução da seca atual” e como isso pode afetar as populações.
A previsão mais negativa e também mais provável é que “a Europa e a região do Mediterrâneo possam ter um verão extremo este ano, semelhante a 2022”.
Portanto, a Comissão Europeia recomenda monitorar o uso da água e a coordenação entre os Estados-Membros para combater efetivamente esse problema, pois espera-se que esse cenário se torne a norma no futuro.
O relatório veio após o Dia Mundial da Água, que foi comemorado na quarta-feira, 22 de março, e após a Conferência das Nações Unidas sobre Água em Nova York entre quarta e sexta-feira.

-
Famalicãohá 2 dias
Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva
-
Regiãohá 1 semana
Trofa: Homem e mulher detidos pela GNR por furto de combustível
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão espera “máximas” de 19 graus e céus nublados
-
Economiahá 4 dias
Preço da botija de gás já supera os 35 euros mais do dobro do preço praticado em Espanha