Siga-nos nas redes

País

Plataforma Nacional pede reposição de freguesias extintas em 2013

Publicado

em

A Plataforma Nacional Recuperar Freguesias pediu hoje na Assembleia da República celeridade na aprovação de uma lei que permita a reposição de freguesias extintas em 2013 a tempo das autárquicas que se realizam no próximo outono.

“Após quase oito anos de trabalho árduo dos movimentos que lutam pela reposição das suas freguesias, chegou o momento da verdade. Chegou o momento de todos os presentes assumirem claramente o que pretendem para as próximas eleições autárquicas. Chegou o momento de assumirem, de uma vez por todas, quais serão as freguesias que irão a votos. Nós, Plataforma, queremos as nossas freguesias em 2021”, afirmou Paula Cepa, que luta pela desagregação da União de Freguesias de Belinho e São Bartolomeu do Mar, em Esposende.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A Plataforma foi ouvida hoje na comissão parlamentar que acompanha o poder local, no âmbito da discussão de uma proposta de lei do Governo e três projetos de lei do PCP, do BE e do PEV para chegar a um regime jurídico de criação, modificação e extinção de freguesias, criando expetativas nas freguesias agregadas em 2013 que pretendem desagregar-se.

A responsável afirmou terem contactado nos últimos anos ​​​​​​​com diversas entidades, partidos e sociedade civil que, individualmente, têm “vontade de reverter as freguesias, mesmo sob algumas condições”. No entanto,o processo não avança.

Paula Cepa pediu com urgência “um regime de exceção para as freguesias extintas em 2013, para que o processo de criação destas freguesias seja célere, dependendo apenas da vontade expressa das populações através dos seus órgãos representativos: a Assembleia de Freguesia e a Assembleia Municipal”.

“Só assim será possível (…) Ainda estamos dentro do prazo para fazer acontecer”, disse.

Filipe Gonçalves, coordenador da plataforma, destacou que os projetos de lei apresentados “atendem à reposição de freguesias” e que a proposta de lei do Governo “atende à criação modificação e extinção de freguesias”, obrigando “as freguesias agregadas a percorrer todo o processo apresentado na proposta, tal como se da criação de uma nova freguesia se tratasse”.

“E é aqui que gostaríamos de colocar um ponto de ordem na discussão. À criação de novas freguesias fará todo o sentido um regime jurídico com critérios bem definidos. Já a correção da agregação de freguesias em 2013 é uma discussão diferente e obriga a um regime que permita a sua reposição, se essa for a vontade manifestada pela população”, considerou.

Filipe Gonçalves destacou que, desde “que as freguesias foram subjugadas ao regime de união, se fez sentir a contestação das populações” e dos órgãos representativos, através de deliberações aprovadas em assembleia, e que os próprios partidos políticos têm reconhecido, “de forma transversal, a necessidade de corrigir os erros da reforma administrativa do território em 2013”.

Segundo o coordenador, a extinção de 2.043 freguesias em 2013 “resultou, para milhares de cidadãos, na perda de identidade, perda do governo de proximidade, na falta de representatividade e participação cívica e na diminuição do sentimento de pertença”.

Durante a audição, Fernando Ruas (PSD), presidente da comissão, respondeu ao pedido de celeridade salientando que esta entidade “anda no seu tempo” para realizar um “trabalho com profundidade, com isenção e com respeito pelos cidadãos”, não permitindo “pressão seja de quem for”.

Na comissão, onde estiveram o PS, o PSD, o PAN, o BE e o PCP, apenas estes dois últimos partidos apoiaram a necessidade de reverter as freguesias agregadas que o desejem a tempo das próximas autárquicas.

O PCP solicitou que o seu projeto de lei para um regime excecional para reposição das freguesias agregadas na reforma de 2013, e que está incluído neste pacote que a comissão está a discutir, seja votado no parlamento “para não se perder a oportunidade de efetivamente serem repostas no próximo ato eleitoral”, revelou na comissão a deputada Paula Santos.

Esta votação deverá decorrer na quinta-feira, acrescentou posteriormente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Entretenimentohá 6 horas

Cineclube exibe “Holy Spider” na Casa das Artes de Famalicão

O filme “Holy Spider” é a proposta do Cineclube de Joane para a sessão de cinema desta quinta-feira, 2 de...

Barceloshá 7 horas

Festa das Cruzes de Barcelos preserva a tradição

Até ao próximo domingo a Cidade do Galo revive a histórica e emblemática Festa das Cruzes, a primeira grande romaria...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Tradição “As Maias” volta ao Agrupamento de Escolas D. Sancho I

Na tarde de ontem, 30 de abril,  o vereador da Educação e Cultura, Augusto Lima, procedeu à inauguração da exposição...

Paíshá 10 horas

Dia do Trabalhador comemorado em todo o país

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, esta quarta-feira, com as centrais sindicais CGTP e UGT a...

Economiahá 10 horas

Auchan passa de 100 para 583 lojas em Portugal e 30 gasolineiras

As contas são feitas após a conclusão da aquisição do Mini Preço e surge após o aval dado pela Autoridade...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: ação “Conhecer o 112” chega a Gondifelos e Delães

As freguesias de Gondifelos e Delães recebem nos próximos dias as ações de sensibilização “Conhecer o 112” promovidas pelo Município...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Mercado do Emprego e Formação abre amanhã com quase 400 ofertas de emprego

São 388 as ofertas de emprego disponibilizadas pelas cerca de 20 empresas e mais de uma dezena de entidades de...

Paíshá 12 horas

Prazo para o pagamento do IMI começa esta quarta-feira

O prazo para o pagamento do Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI) sobre os prédios rústicos e urbanos começa esta...

Famalicãohá 12 horas

Câmara de Famalicão apoia associações juvenis com 70 mil euros

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, assinou, esta  terça-feira, na Casa da Juventude, um conjunto de protocolos...

Desportohá 13 horas

Famalicão: Grupo Desportivo União de Louredo inaugura requalificação do polidesportivo

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, inaugura esta quarta-feira, dia 1 de maio, pelas 18h00, as obras de...

Arquivo

Mais Vistos