Siga-nos nas redes

País

Escolas de norte a sul do país recolhem bens em onda de solidariedade pela Ucrânia

Publicado

em

As escolas, de norte a sul do país, estão a realizar campanhas de recolhas de bens e alimentos para ajudar os ucranianos, numa onda de solidariedade e amizade que junta alunos, professores e pais

“As escolas estão unidas numa onda de solidariedade e de amizade para com o povo ucraniano. É uma preocupação real, não é só da boca para fora. Os alunos e os pais estão a aderir em massa, porque querem ajudar”, contou à Lusa o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), Filinto Lima.

No agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, por exemplo, os dois últimos dias desta semana serão de recolha de alimentos, roupas e bens de primeira necessidade. Tudo o que chegar às escolas de Vila Nova de Gaia será depois entregue no Seminário Cristo Rei, acrescentou Filinto Lima.

Um pouco por todo o país, as direções têm mobilizado a comunidade escolar em ações humanitárias e de solidariedade com as vítimas da guerra na Ucrânia.

Em Lisboa, por exemplo, o Colégio Valsassina está a pedir desde material de primeiros socorros, como pensos rápidos, compressas, ligaduras de gaze ou álcool, até roupa de cama, alimentos ou roupa. Os bens recolhidos no colégio serão entregues à Igreja Ucraniana de Lisboa e à Associação de Ucranianos em Portugal.

O conflito na Ucrânia, que dura há sete dias, e os milhares de refugiados que diariamente tentam sair do país tornaram-se conversas habituais nas salas de professores e nos recreios, contou à Lusa Filinto Lima.

Há já cerca de 836 mil refugiados da Ucrânia para países vizinhos, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

A guerra tornou-se um tema presente nas conversas das famílias e, também por isso, surgiram iniciativas nas escolas que partem dos próprios alunos ou dos encarregados de educação, acrescentou o presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap), Jorge Ascensão.

A Confap está a levar a cabo uma recolha de roupas, em especial roupa térmica e bens essenciais para as mulheres e crianças que estão em deslocação, mas Jorge Ascensão prefere sublinhar que este é um fenómeno nacional.

“Há uma grande mobilização das associações de pais juntamente com as direções a nível nacional. Mas, neste momento não interessa qual é a escola, somos nós todos. E todos nós sentimos que é sempre pouco”, concluiu Jorge Ascensão.

O presidente da Confap voltou a lembrar que “a escola é o reflexo de toda a sociedade”: “Começámos com uma manifestação pública de condenação ao que se estava a passar, mas agora é preciso arregaçar as mangas e ajudar”.

Filinto Lima precisou de recuar quase duas décadas para se lembrar de uma mobilização semelhante: “Esta onda de solidariedade fez-me lembrar os ataques em Timor Leste, quando todos nós em Portugal nos unimos, com vigílias e recolhas de bens essenciais”, disse o diretor recordando o ataque de 1991 ordenado por militares indonésios contra uma multidão de timorenses, que protestava contra a ocupação do país.

“Neste momento, os nossos alunos estão a pôr em pratica aquilo que lhes ensinamos e que cultivamos na escola, que é a solidariedade e a amizade”, saudou Filinto Lima.

No agrupamento de escolas a que pertence Filinto Lima há alunos ucranianos e russos. Até ao momento, Filinto desconhece que tenha havido quaisquer casos de discriminação em relação a crianças russas.

“Penso que as pessoas percebem que de facto a população russa também está amordaçada e conseguem distinguir o que é a população russa do que são as atitudes do governo russo. Até ao momento não senti qualquer atitude contra a população da Rússia. Mas seja como for devemos estar atentos a alguns sinais que possam surgir”, afirmou.

A Rússia lançou na passada quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Freguesia de Calendário em festa para a Nossa Senhora dos Remédios e Almas

Calendário convida para mais uma edição da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, cujo ponto alto...

Mundohá 4 horas

Papa Leão XIV agradece lições de Francisco e pede ajuda na “construção de pontes” para a Humanidade

O novo Papa agradeceu o legado de Francisco, a quem sucede a partir hoje na liderança da Igreja Católica, e...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Casa de Camilo expõe trabalhos artísticos dos estudantes do concelho no mês de junho

Trabalhos de expressão plástica, com autoria dos estudantes do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário...

Mundohá 5 horas

O novo Papa é dos Estado Unidos: Robert Prevost assume hoje como Sumo Pontífice

Esta quinta-feira, dia 08 de maio de 2025, assinalou a escolha do novo Papa.

Mundohá 6 horas

Última Hora! Novo Papa já foi escolhido

Fumo branco: foi assim que mais uma vez, milhões de fieis da igreja católica, residentes nos quatro cantos do mundo...

Desportohá 7 horas

Vídeo: Talentos do FC Famalicão dão “show” na mesa de ‘Teqball’ em preparação para o Santa Clara

Em contagem decrescente para a penúltima jornada desta edição da Primeira Liga, o FC Famalicão encontra-se em preparação para uma...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Mostra Comunitária de Mouquim celebra 767 anos da freguesia

Mouquim está em festa, no sábado de 17 de maio, dia de mais uma edição da sua Mostra Comunitária, que...

Bragahá 8 horas

Braga: Quatro detidos por suspeita de tráfico de droga. Tinham mais de 200 doses de heroína

A Polícia de Segurança Pública levou a cabo, na cidade de Braga, a detenção de quatro cidadãos por suspeita do...

Bragahá 9 horas

Jogos da AF Braga vão cumprir um minuto de silêncio em honra de José Ferreira falecido após trágico acidente de viação

Nos jogos da Associação de Futebol de Braga a disputar neste fim de semana, entre os dias 09 e 11...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão sob “aviso amarelo” até às 18:00. Chuva, trovoada e granizo previstos para as próxima horas

O concelho de Famalicão está sob um “aviso amarelo” esta quinta-feira, devido à previsão de chuvas, que poderão ser pontualmente...

Arquivo

Mais Vistos