Siga-nos nas redes

País

Cardeal António Marto “implora” pelo fim de “guerra trágica” e “criminosa”

Publicado

em

O cardeal António Marto, administrador apostólico da diocese de Leiria-Fátima, condenou nesta manhã de domingo a “guerra trágica e criminosa” na Ucrânia e “implorou” pelo seu fim, durante uma homília no Santuário de Fátima.

“Imploramos o fim de uma guerra trágica e criminosa” , afirmou António Marto, pedindo um cessar-fogo imediato para que a capital ucrâniana, Kiev, seja “uma cidade aberta”, disse.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O administrador apostólico junta-se ao Papa Francisco e à Comunidade de Santo Egídio na oração por um “cessar-fogo imediato” e renova o convite a fazer do dia 2 de março, um dia de oração e jejum pela paz na Ucrânia, refere uma nota do Santuário.

“Do nosso Santuário manifestamos toda a nossa solidariedade com o povo da Ucrânia que sofre este terrível flagelo, destruidor de um povo. Associamo-nos, desde já com a nossa oração, ao manifesto da Comunidade de Sant’Egídio com a sua proposta de chegar a um imediato cessar-fogo e de proclamar, com urgência, a capital Kiev como ‘cidade aberta’ para salvar três milhões de pessoas e a riqueza do seu património cultural e cristão”, afirmou o cardeal português na homília da missa a que presidiu, neste domingo, na Basílica da Santíssima Trindade.

Esta semana, a Ucrânia esteve presente nas celebrações do Santuário. Na quinta-feira, dia em que a Rússia invadiu o país, rezou-se o Terço em ucraniano com a comunidade de monges basilianos que vivem e colaboram no Santuário de Fátima, informa o comunicado.

Desde segunda-feira que o Santuário tem uma corrente de oração na recitação do rosário às 12h00, 18h30 e 21h30, correspondendo exatamente a um pedido de António Marto feito no passado domingo.

Acresce à oração, o envio de um apoio financeiro para a ajuda humanitária ao povo ucraniano, através da Cáritas portuguesa.

Partindo da passagem do Evangelho lida nas celebrações deste domingo, nas igrejas de todo o mundo, o cardeal alertou para a tentação de uma atenção particular “aos defeitos dos outros”, negligenciando os próprios.

“Quando vemos os defeitos dos outros à lupa, fazemos da cabeça dum alfinete a cabeça dum gigante e facilmente nos consideramos superiores aos outros e caímos na hipocrisia”, afirmou o cardeal, lamentando que sejamos “bons connosco e severos com os outros”.

“(…)Naturalmente, é de condenar os erros. Mas que a pessoa que erra saiba que, apesar dos seus erros, há alguém que a acolhe e ajuda a recuperar e a refazer a sua vida e abre caminhos de esperança”, disse, ao sublinhar que, de contrário, “potenciam-se a agressividade, os ódios, as discórdias, a violência”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 7 minutos

Colisão rodoviária em cadeia envolve três veículos na Trofa

Três veículos estiveram envolvidos, na manhã desta quarta-feira, numa colisão rodoviária em cadeia na Trofa. Tudo aconteceu na Estrada Nacional...

Desportohá 39 minutos

Famalicão: “Caminhada Solidária” e “Trail Kids” para apoiar APPACDM realiza-se este domingo

Realiza-se este domingo uma “Caminhada Solidária”, cujos fundos angariados irá reverter a favor da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Recebe “Marcha Pela Paz e Liberdade” a 29 de maio

Famalicão recebe, no dia 29 de maio (quarta-feira) a “Marcha Pela Paz e Liberdade ONU” um evento promovido pelo Agrupamento...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Futebolista de Lousado vai disputar eliminatória da Liga dos Campeões

O futebolista famalicense Luís Carlos Veloso Pereira, conhecido por Luca Pereira, natural de Lousado, prepara-se para disputar os jogos referentes...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Idosa caída dentro de habitação resgatada com recurso a plataforma elevatória dos bombeiros

Uma mulher idosa sofreu uma queda na sua residência em Calendário, acabando por ficar imóvel e impedida de abrir a...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: 12 detidos e centenas de doses de droga apreendidas

Um grupo de 12 indivíduos foi detido pela PSP, em Famalicão, no decurso de um processo em investigação pelo crime...

Bragahá 15 horas

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa animam São João de Braga este verão

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Pedro Alves eleito como Vice-Presidente Distrital do Chega

O núcleo bracarense do partido Chega levou a cabo a eleição dos membros da sua Comissão Política Distrital, resultando na...

Famalicãohá 17 horas

Atriz famalicense Kika Magalhães interpreta vítima de tráfico humano em filme rodado em Los Angeles

O filme luso-americano “A Rapariga no Banco de Trás”, que se estreia a 16 de maio nos cinemas portugueses, é...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Atualizações indicam prolongamento da chuva até domingo

Afinal, o tempo mais chuvoso deverá manter-se por um período mais longo no concelho de Famalicão, assim indicam as previsões...

Arquivo

Mais Vistos