País
Inscrições para votar antecipadamente arrancam este domingo
Os eleitores recenseados em Portugal podem inscrever-se a partir deste domingo e até quinta feira, num município à sua escolha, para votar uma semana antes das eleições legislativas de 10 de março.
Nesta modalidade, os eleitores inscrevem-se num local de voto à sua escolha num município do continente ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, através de meio eletrónico no portal do eleitor ou por correio enviado para a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
O voto antecipado em mobilidade, em território nacional, tem de ser exercido no dia 03 de março, ou seja, sete dias antes das eleições, numa mesa a constituir em cada município, escolhida pelo eleitor.
Caso o eleitor se tenha inscrito para votar em mobilidade mas não consiga exercer esse direito na data prevista, 03 de março, poderá votar no dia das eleições legislativas, 10 de março, na assembleia ou secção de voto na qual se encontra recenseado.
Instituída com a entrada em vigor da Lei Orgânica n.º 3/218, por ocasião da eleição de deputados portugueses ao Parlamento Europeu em 2019, a modalidade de voto antecipado em mobilidade foi escolhida por 285.848 nas eleições legislativas de 2022.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão espera sol e “máximas” de 25.º graus esta terça-feira
-
Paíshá 6 dias
Número de pessoas sem abrigo em Portugal cresceu 23% em 2023
-
Economiahá 5 dias
Transportes de 10 mil euros ou mais têm de ser declarados ao fisco
-
Famalicãohá 16 horas
Famalicão espera terça-feira com previsão de chuvas