Connect with us

País

Covid-19: Asma não aparenta ser fator de risco para as crianças, mesmo para as obesas

Published

on

Um estudo recente conclui que a asma parece não constituir um fator de risco para a covid-19 em crianças, mesmo nas que também são obesas, mas podem ser “vetores de transmissão” do vírus SARS-CoV-2.

“Estes dados, que resultam de uma revisão de artigos científicos publicados a nível mundial, permitem respirar de alívio. De facto, os estudos realizados até agora indicam que as crianças com asma, bem como as que sofrem de atopia (mais predispostas a alergias), não são mais afetadas pela covid-19”, sublinham os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde.

José Laerte Boechat e Luís Delgado, investigadores do CINTESIS e da FMUP, sublinham, contudo, que “nem tudo são boas notícias. Se é verdade que as crianças, com ou sem asma, não estão em maior risco e têm menos tendência a apresentar sintomas, também é verdade que continuam a transmitir o vírus, mesmo quando são assintomáticas”.

Segundo os investigadores, “este risco já está a fazer soar as campainhas em vários países, sobretudo quando se pondera o regresso às aulas presenciais”.

“O regresso às escolas levanta sérias preocupações, pois as crianças sem sintomas podem funcionar como vetores de disseminação da doença na escola e na família”, alertam os autores do estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health.

Embora o assunto seja controverso, estes especialistas defendem que a identificação de crianças assintomáticas deve ser parte da estratégia contra a covid-19, através de ações de rastreio, nomeadamente nos casos de surtos.

No que diz respeito às crianças com asma, consideram que o foco deve estar no controlo da doença, promoção da adesão à medicação e na estratificação do risco individual.

“Só assim as crianças com asma poderão regressar às escolas de forma segura”, dizem.

Já as crianças com asma grave ou com asma não controlada devem continuar a ser consideradas como um grupo de risco para o desenvolvimento de formas graves de covid-19.

Os investigadores afirmam ainda que a vacinação das crianças contra a SARS-CoV-2 deverá ser “um passo crítico” no combate à pandemia, quer para sua própria proteção, quer para suportar a imunidade de grupo.

Para já, referem, a maior parte das vacinas não incluiu crianças nos ensaios realizados.

A aparente proteção das crianças asmáticas contra o novo coronavírus acontece mesmo em crianças que são simultaneamente obesas, embora a obesidade seja considerada um fator de risco independente para a infeção nas diversas faixas etárias.

“Questiona-se se a asma será, por si só, um fator protetor contra a covid-19. Existem algumas explicações possíveis para que assim seja, como a expressão reduzida de recetores para o vírus SARS-CoV-2, o papel protetor dos eosinófilos (células do sistema imune implicadas na asma) presentes nas vias aéreas e as propriedades antivirais e imunomoduladoras da medicação inalada (corticoides)”, referem os investigadores.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.461.254 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.962 pessoas dos 797.525 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Região3 horas ago

Projeto “Acelerar o Norte” vai ajudar empresas locais no processo de transição digital

A Fábrica de Santo Tirso foi o local escolhido para a apresentação do projeto “Acelerar o Norte”, que contou, esta...

País4 horas ago

Chuvas fortes, trovoadas e granizo chegaram hoje a Portugal. Região Norte escapou ao mau tempo

O centro e o sul do país deverão ser particularmente afetados por agueiros fortes de granizo, acompanhados de trovoada, nos...

Famalicão5 horas ago

Famalicão: Associação de apoio à pessoa autista For3verSpecial convida para ‘workshops’ de Natal

A For3verSpecial, associação sem fins lucrativos, criada para prestar serviços de apoio a pessoas autistas, convida a comunidade para uma...

Famalicão5 horas ago

Famalicão: Paços do Concelho iluminados de azul para assinalar Dia Mundial da Diabetes

Os Paços do Concelho de Famalicão estão iluminados de azul, ao final da tarde desta quinta-feira, numa demonstração de solidariedade...

Famalicão6 horas ago

Chefes Aníbal Morais e Chakall trazem sessões de confeção de doces de Natal à Praça-Mercado

O programa para a nova edição das celebrações do Natal, em Famalicão, reservou um espaço de destaque para a culinária...

Famalicão7 horas ago

Famalicão espera madrugada de chuva e dia de sol esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia com previsões de chuva, que se devem manter sobretudo no período noturno, de acordo...

Famalicão7 horas ago

Famalicão: Mulher ferida após agressão na via pública em Joane

Uma mulher ficou ferida, na tarde desta quinta-feira, na sequência de uma agressão na via pública, na rua de Leognan,...

País8 horas ago

Estradas mais perigosas devido ao mau tempo. Conselhos da GNR ajudam a garantir segurança

Perante o agravamento anunciado das condições meteorológicas em Portugal, a Guarda Nacional Republicana partilhou uma série de conselhos com os...

Famalicão9 horas ago

Famalicão: Casa das Artes exibe hoje o filme “Terra Queimada” de Thomas Arslan

O Cineclube de Joane exibe, esta quinta-feira, 14 de novembro, na Casa das Artes de Famalicão, o filme “Terra Queimada”,...

Famalicão9 horas ago

Deputado Jorge Paulo Oliveira defendeu requalificação e ampliação do Hospital de Famalicão no Parlamento

Jorge Paulo Oliveira, deputado famalicense, defendeu, na Assembleia da República a implementação de um projeto para a requalificação e ampliação...

Arquivo

Mais Vistos