Connect with us

País

Explosão que feriu 4 bombeiros e um GNR teve origem criminosa. Um caso com “contornos policiais”

Published

on

O incêndio e explosões que esta tarde ocorreram em Vale de Madeiros, no concelho de Nelas, e que provocaram até ao momento seis feridos, tem “contornos policiais”, disse o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Viseu.

Em declarações aos jornalistas no local, Miguel Ângelo David afirmou que “uma vez extinto o incêndio, “houve novos dados e passou a ser uma operação com contornos policias e dos quais estão a ser feitas, neste momento, diligências”.

“É um incêndio do qual resultaram explosões e, no decorrer da operação, foram encontrados novos indícios que levaram a diligências policiais. Engenhos explosivos, não conseguindo tipificar a classe e categoria”, acrescentou o comandante.

O CODIS adiantou ainda que, inicialmente, se tratou de um alerta para um incêndio num armazém de serralharia e foram despachados meios e equipas de combate a incêndio para este local”.

Ao chegarem ao local, os operacionais foram confrontados com várias explosões, tendo resultado desta operação seis feridos. Destes, cinco são bombeiros, dois graves e dois leves, e um militar da GNR todos já encaminhados para unidades hospitalares”, continuou.

Miguel Ângelo David não confirmou aos jornalistas se o suspeito está detido, nem o nível de gravidade dos bombeiros feridos, “não podendo confirmar se é ferimento de bala, mas é possível que, devido às explosões, tenha havido projeção de materiais existentes na serralharia”.

“A proteção civil vai manter-se [no local], ainda temos um dispositivo e estamos ainda a trabalhar a longa distância, com o arrefecimento, por questões relacionadas com a dilatação de materiais e, simultaneamente, vamos criar um acesso que permita melhor encaminhamento de meios”, explicou.

Na operação estão ainda “41 veículos e 95 operacionais, oriundos de várias entidades” e “locais, que têm dado apoio com meios próprios”, explicou Miguel Ângelo David.

“No decorrer das diligências chegámos ao proprietário do terreno e, neste momento, estamos ainda com ele e a tentar perceber o que foi feito e o que não foi feito, o que é que existiu ali e a verificar se houve ou não crime”, referiu aos jornalistas o comandante do destacamento de Mangualde da GNR.

André Batista disse ainda que, “se se vier a apurar que há aqui algum crime da competência reservada da Polícia Judiciária”, esta será, naturalmente, contactada.

O proprietário do terreno “estava nas imediações, chegámos a ele, estivemos a falar com ele e a tentar perceber o que se passou. Está calmo, está a colaborar, está a falar, vamos tentar apurar o que é que se passou”, conclui André Batista.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu o alerta foi dado às 15:07.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

País35 minutos ago

Movimento “Porto sem Portagens” quer eliminar pagamentos na A4, A28, A29, A41 e A42

O Manifesto Porto sem Portagens apelou hoje aos grupos parlamentares que apresentem propostas, em sede da discussão na especialidade do...

Braga1 hora ago

Presumível autor de esquema de burlas por SMS detido em Esposende pela PJ

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 39 anos em Esposende, no distrito de Braga, por suspeitas de burla...

País2 horas ago

Nuvens lenticulares voltaram a criar espetáculo raro nos céus do Alto Minho

Aqueles que passaram no Alto Minho, nomeadamente em Arcos de Valdevez, esta quinta-feira, tiveram a oportunidade de apreciar um fenómeno...

Barcelos2 horas ago

Seis pessoas feridas após colisão rodoviária em Barcelos

Seis pessoas ficaram feridas, na manhã desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, envolvendo três veículos, na Estrada Nacional...

Famalicão2 horas ago

Famalicão: Animação garantida no Magusto de Vilarinho das Cambas este domingo

A Junta de Freguesia de Vilarinho das Cambas convida toda a comunidade para a sua festa de Magusto, que se...

Famalicão3 horas ago

Famalicão: Paróquia de Joane celebra o Magusto este sábado com muita animação

A vila de Joane convida a comunidade para celebrar as tradições de outono na festa de Magusto desta paróquia, que...

Famalicão3 horas ago

Famalicão: Rua José Freitas Dias estará cortada ao trânsito este sábado

A Câmara Municipal de Famalicão alertou, esta sexta-feira, para um corte no trânsito na Rua José Freitas Dias, devido à...

Economia4 horas ago

Preço do gasóleo e da gasolina vai descer na segunda-feira

Com a chegada de mais um final de semana, chegam também novas indicações quanto à oscilação do preço dos combustíveis,...

Famalicão4 horas ago

Famalicão: Casa de Delães recebe Concerto de Natal Solidário a 07 de dezembro

A Associação Organismo Vivo realiza, pelo quarto ano consecutivo, o seu Concerto de Natal Solidário, um evento, que conta com...

Famalicão4 horas ago

Greve: Algumas escolas estão encerradas em Famalicão

Depois de anunciada uma greve nacional dos professores e do pessoal não docente das escolas, na manhã desta sexta-feira, os...

Arquivo

Mais Vistos