Siga-nos nas redes

País

Explosão que feriu 4 bombeiros e um GNR teve origem criminosa. Um caso com “contornos policiais”

Publicado

em

O incêndio e explosões que esta tarde ocorreram em Vale de Madeiros, no concelho de Nelas, e que provocaram até ao momento seis feridos, tem “contornos policiais”, disse o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Viseu.

Em declarações aos jornalistas no local, Miguel Ângelo David afirmou que “uma vez extinto o incêndio, “houve novos dados e passou a ser uma operação com contornos policias e dos quais estão a ser feitas, neste momento, diligências”.

“É um incêndio do qual resultaram explosões e, no decorrer da operação, foram encontrados novos indícios que levaram a diligências policiais. Engenhos explosivos, não conseguindo tipificar a classe e categoria”, acrescentou o comandante.

O CODIS adiantou ainda que, inicialmente, se tratou de um alerta para um incêndio num armazém de serralharia e foram despachados meios e equipas de combate a incêndio para este local”.

Ao chegarem ao local, os operacionais foram confrontados com várias explosões, tendo resultado desta operação seis feridos. Destes, cinco são bombeiros, dois graves e dois leves, e um militar da GNR todos já encaminhados para unidades hospitalares”, continuou.

Miguel Ângelo David não confirmou aos jornalistas se o suspeito está detido, nem o nível de gravidade dos bombeiros feridos, “não podendo confirmar se é ferimento de bala, mas é possível que, devido às explosões, tenha havido projeção de materiais existentes na serralharia”.

“A proteção civil vai manter-se [no local], ainda temos um dispositivo e estamos ainda a trabalhar a longa distância, com o arrefecimento, por questões relacionadas com a dilatação de materiais e, simultaneamente, vamos criar um acesso que permita melhor encaminhamento de meios”, explicou.

Na operação estão ainda “41 veículos e 95 operacionais, oriundos de várias entidades” e “locais, que têm dado apoio com meios próprios”, explicou Miguel Ângelo David.

“No decorrer das diligências chegámos ao proprietário do terreno e, neste momento, estamos ainda com ele e a tentar perceber o que foi feito e o que não foi feito, o que é que existiu ali e a verificar se houve ou não crime”, referiu aos jornalistas o comandante do destacamento de Mangualde da GNR.

André Batista disse ainda que, “se se vier a apurar que há aqui algum crime da competência reservada da Polícia Judiciária”, esta será, naturalmente, contactada.

O proprietário do terreno “estava nas imediações, chegámos a ele, estivemos a falar com ele e a tentar perceber o que se passou. Está calmo, está a colaborar, está a falar, vamos tentar apurar o que é que se passou”, conclui André Batista.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu o alerta foi dado às 15:07.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Guimarãeshá 36 minutos

Norte: GNR apreende mais de 100 artigos “de moda” contrafeitos em Vila Nova de Gaia

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial dos Carvalhos, constituiu arguidos três homens, com...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Sol e subida das “máximas” esperada esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de sol e céus mais limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Regiãohá 3 horas

Trofa: Ladrões assaltam loja de caça e levam 12 espingardas e 8 “shotguns”

Uma loja de artigos para desporto e caça foi alvo de um assalto, na madrugada desta segunda-feira, na Trofa, avança...

Bragahá 3 horas

Arcebispo de Braga: Papa Francisco trouxe a “coragem e a determinação de quem vive em Cristo”

O arcebispo de Braga, José Cordeiro, evocou hoje o Papa Francisco como o homem que ensinou que “o centro só...

Paíshá 4 horas

Norte: Uma mulher morre e outras 4 pessoas ficam gravemente feridas após acidente em Ponte da Barca

Uma mulher morreu e quatro homens ficaram feridos com gravidade depois da colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada Nacional...

Paíshá 5 horas

Melhor forma de honrar o Papa Francisco será seguir os seus ensinamentos destaca o primeiro-ministro

O Governo vai decretar luto nacional em memória do Papa Francisco, que morreu hoje aos 88 anos, disse à Lusa...

Paíshá 6 horas

ASAE: Centenas de quilos de carne de leitões, cabritos e borregos apreendidas nesta Páscoa

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levo a cabo a abertura de cinco processos-crime e encerrou sete estabelecimentos...

Paíshá 7 horas

Técnico do INEM agredido enquanto prestava socorro em Gondomar

Um técnico do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi agredido e sofreu traumatismos na cara durante uma emergência na...

Paíshá 8 horas

Papa Francisco: Quatro cardeais portugueses vão ajudar a escolher o novo Sumo Pontífice

Portugal tem, pela primeira vez desde que o colégio cardinalício foi criado, quatro cardeais eleitores no conclave que irá escolher...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Uma pessoa morreu após despiste rodoviário em Vale S. Cosme

Um homem com cerca de 65 anos perdeu a vida, na tarde deste sábado, na sequência do despiste de uma...

Arquivo

Mais Vistos