Siga-nos nas redes

País

Quase 2.400 casos de enfarte encaminhados pelo INEM em 2024

Publicado

em

Quase 2.400 casos suspeitos de enfarte agudo do miocárdio foram encaminhados, em 2024, pelo INEM para tratamento hospitalar através da Via Verde Coronária, segundo dados oficiais, que apontam um aumento de 13,2% face a 2023.

Os dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), divulgados à agência Lusa no Dia Nacional do Doente Coronário, revelam que foram transportados 2.397 doentes, dos quais 69% apresentavam sintomas de enfarte agudo do miocárdio com início há menos de duas horas.

Em declarações à agência Lusa, Rogério Moreira Marques, médico da Delegação Norte do INEM, afirmou que tem havido um aumento progressivo no número de doentes transportados, com 1.556 em 2022, 2.118 em 2023 e 2.397 no ano passado.

“Este aumento progressivo muito provavelmente estará relacionado com o aumento dos registos no iTEAMS [INEM Tool for Emergency Alert Medical System] pelos bombeiros e pelas corporações da Cruz Vermelha Portuguesa, nossos parceiros do Sistema Integrado de Emergência Médica, e também com a melhoria dos registos efetuados pelos meios INEM”, apontou o médico.

Em 2024, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM atendeu e triou, em média, mais de 6.000 chamadas por mês devido a queixas de dor torácica, tendo sido acionados, durante o ano, 97.905 meios de emergência pré-hospitalar, com eletrocardiogramas realizados no local das ocorrências em 90% dos casos.

Segundo o INEM, este procedimento permitiu identificar os 2.397 doentes com suspeita de enfarte agudo do miocárdio, possibilitando um encaminhamento rápido e eficaz para as unidades de saúde mais adequadas.

Os dados revelam que a maioria dos doentes era do sexo masculino (69%), mais jovens que do sexo feminino (média de idade de 61 anos comparativamente à média de 67 anos).

Os distritos com maior número de registos foram Porto (459), Lisboa (409), Braga (318), Faro (164) e Aveiro (111).

Os hospitais que mais receberam doentes foram o Hospital de Braga (312), Faro (182), Hospital de São João no Porto (169), e os Hospitais de Santa Maria e Santa Marta, com 133 e 130 doentes, respetivamente.

Rogério Moreira Marques salientou que o enfarte agudo do miocárdio continua a ser uma causa significativa de mortalidade em Portugal, ocorrendo devido à interrupção súbita da perfusão sanguínea coronária.

“O tratamento principal para esta doença é a angioplastia primária que terá de ser realizada num hospital de, onde se conclui, que é importante haver um funcionamento em rede entre os hospitais com a capacidade de realização do tratamento necessário e um sistema de emergência pré-hospitalar eficiente que lhes possa levar os doentes”, salientou.

O objetivo da Via Verde Coronária é reduzir “o tempo entre o início dos sintomas e aquele em que é feito o tratamento”, que em grande parte é determinado pela procura dos cuidados de saúde pelo doente, ou seja, “o tempo em que o doente percebe os sintomas ou que os associa a algo grave e liga a pedir ajuda”.

Os sintomas de enfarte agudo do miocárdio incluem dor súbita no peito, com ou sem irradiação para o braço esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, náuseas e vómitos.

O INEM reforça a importância de reconhecer estes sinais e contactar imediatamente o 112, garantindo uma resposta rápida e eficaz.

 A prevenção do enfarte agudo do miocárdio inclui exames médicos regulares, hábitos de vida saudáveis, prática de desporto, e evitar o tabaco e a vida sedentária.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 16 minutos

Famalicão: 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado realiza-se a 08 de junho

O dia 08 de junho (domingo) será assinalado pela realização do 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, que irá...

Paíshá 1 hora

Norte: PJ detém homem de 48 anos suspeito de tentar matar a ex-companheira em Paredes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, procedeu à detenção de um homem de 48 anos por suspeita de...

Regiãohá 2 horas

Santo Tirso: GNR esclarece caso da menina de 10 anos alegadamente agarrada à porta da escola

Depois de informações que davam conta da queixa de uma encarregada de educação, após a sua filha de 10 anos...

Paíshá 3 horas

Combustíveis: Preço da gasolina sobe mas do gasóleo desce na segunda-feira

Com o final de mais uma semana, surgem surgem as previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis, a verificar...

Bragahá 4 horas

Norte: PJ desmantela rede internacional de branqueamento após buscas nos distritos de Braga e Porto

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou na região Norte um grupo “que integra uma rede transnacional de branqueamento e fraude fiscal”,...

Famalicãohá 5 horas

Bombeiros Voluntários de Famalicão convidam para a sua Caminhada e Passeio de BTT Solidário a 01 de junho

Está de regresso, no dia 01 de junho (domingo), a caminhada e passeio de BTT solidário dos Bombeiros Voluntários de...

Barceloshá 5 horas

Barcelos: Freguesia de Cristelo em festa para celebrar a Nossa Senhora do Rosário

A freguesia de Cristelo, em Barcelos, está em festa esta sexta-feira, sábado e domingo para as Festividades em Honra de...

Póvoa de Varzimhá 6 horas

Época balnear da Póvoa de Varzim abre no dia 14 de junho

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, definiu, para o dia 14 de junho (quarta-feira) a abertura da época balnear,...

Mundohá 6 horas

Papa Leão XIV celebra a sua primeira missa como novo líder da Igreja Católica

O Papa Leão XIV celebra hoje a sua primeira missa como líder da Igreja Católica na Capela Sistina, acompanhado pelos...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão: “Consistência” é a palavra-chave para terminar o campeonato da melhor forma diz Hugo Oliveira

Em contagem decrescente para a disputa da penúltima jornada da Primeira Liga, o treinador do emblema famalicense, Hugo Oliveira, faz...

Arquivo

Mais Vistos