Siga-nos nas redes

País

As interdições ao toque impostas pela pandemia acarretam um risco de regressão civilizacional.

Publicado

em

Para o diretor do Observatório da Solidão, as interdições ao toque impostas pela pandemia de covid-19 acarretam um risco de regressão civilizacional.

“Sobretudo entre os povos do sul, pelo menos aqui na Europa, a proximidade física, o contacto, é muito importante. Há pormenores aos quais damos pouca atenção, achamos que são vulgares, mas a palmada nas costas, o beijo, o tocar na mão ou no braço do outro, os povos do sul procedem assim muito.

Já nem falo até nos africanos que também são assim, mas para os povos do norte isso é menos importante”, afirmou em entrevista à agência Lusa Adalberto Dias de Carvalho, doutorado em Filosofia pela Universidade do Porto, onde foi professor catedrático.

“Isto na atual situação faz falta, porque uma das coisas que as pessoas não podem é aproximarem-se demasiado umas das outras”, acrescentou, sublinhando a tendência dos jovens para contornarem as regras: “Eles sabem que estão a transgredir. No fundo, estão a transgredir para terem um procedimento de relação que é normal” [risos].

Segundo Adalberto Dias de Carvalho, especialista em filosofia da educação, quando o normal passa a ser uma transgressão é “muito complicado” e provoca “traumas grandes”.

“E se falarmos então das crianças, que crianças estamos a criar assim, em que a proximidade passa a ser uma transgressão?”, questionou. “O contacto físico até de crianças com os avós, entre eles, com os adultos, passou a ser uma transgressão. Isto é quase uma regressão civilizacional profundíssima”, defendeu o académico.

“Se pensarmos que há uma hierarquia tradicional dos sentidos, que a própria religião influenciou fortemente, sendo que no patamar inferior dos sentidos está precisamente o tato, porque é aquele que a igreja chegou a considerar potencialmente como pecaminoso, mas isso é algo que foi uma das conquistas da cultura contemporânea, foi libertar o tato! Estamos a falar do beijo, do toque, é disso que estamos a falar neste momento aqui”, precisou o investigador.

De acordo com Adalberto Dias de Carvalho, aquilo que foi uma “conquista civilizacional importantíssima” sofreu, com a pandemia, uma “regressão extraordinária”.

“Voltamos séculos atrás. Estou a ser exagerado, se calhar, mas corremos o risco ou começamos a ter alguns referenciais que estão a ser incutidos nas crianças que representam regressão civilizacional muito grande e, se pensarmos nisto, realmente é dramático. E temos de perguntar se é essa a sociedade que queremos realmente construir”, admitiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 15 minutos

Braga: Suspeito da morte de “Manu” já foi detido pelas autoridades

Já se encontra sob detenção das autoridades o homem suspeito de ter esfaqueado até à morte um jovem de 19...

Famalicãohá 34 minutos

Famalicão: Ruivães cumpre tradição da Queima do Judas este sábado

Ruivães assinala, este sábado, a Queima do Judas, um evento tradicional, inserido nas celebrações da época Pascal. O encontro inicia-se...

Desportohá 1 hora

Famalicão: Covense e Adespo disputam final do Troféu MKA de futsal este sábado

A Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão convida para o Troféu MKA, que se realiza, no Pavilhão das...

Paíshá 2 horas

Mais de 550 peças de vestuário contrafeito apreendidas em Vila Nova de Gaia

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Canelas, identificou um homem de 45...

Desportohá 2 horas

Árbitro Miguel Nogueira vai dirigir jogo entre FC Famalicão e FC Porto esta sexta-feira

Está designado o juiz da partida que irá opor FC Famalicão e FC Porto, no Estádio do Dragão, esta sexta-feira,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Colisão entre mota e camião faz um ferido em Lemenhe

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um motociclo e um camião, nas...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Homem de 43 anos gravemente ferido após atropelamento em Pedome

Um homem de 43 anos ficou ferido, na noite desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento envolvendo um veículo ligeiro,...

Bragahá 3 horas

Braga: Homem de 29 anos detido com milhares de doses de droga

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial do Sameiro, procedeu à detenção de um...

Economiahá 16 horas

Famílias podem contar com aumento no preço da eletricidade a partir de 2026

As famílias em Portugal podem contar com um aumento do valor da conta de eletricidade entre este ano e 2030,...

Paíshá 18 horas

Páscoa: Hotéis com taxa de ocupação superior a 70%. Preço médio por estadia supera os 160 euros

 O setor da hotelaria tem boas expectativas para o fim de semana da Páscoa, antecipando uma ocupação de 73% e...

Arquivo

Mais Vistos