Siga-nos nas redes

País

Face Oculta: Manuel Godinho perdoado em dívida de 9 milhões de euros

Publicado

em

Depois de aprovado o pedido de exoneração do passivo restante, o empresário Manuel Godinho, principal arguido do caso Face Oculta, irá beneficiar de um “perdão” da dívida de nove milhões de euros que a banca e outros credores tentavam cobrar.

O despacho inicial de exoneração do passivo restante de Manuel Godinho e da sua esposa foi proferido no dia 04 de fevereiro, no âmbito do processo de insolvência do casal que começou em 2016, no Tribunal de Aveiro.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Este despacho marca o início de um período de cinco anos durante o qual o empresário de 65 anos e a mulher terão de entregar a um fiduciário tudo o que ganharem acima do valor fixado pelo tribunal para “o sustento minimamente digno do devedor e do seu agregado familiar”.

Durante este período, os devedores ficam ainda obrigados a exercer “uma profissão remunerada, não a abandonando sem motivo legítimo, e a procurar diligentemente tal profissão quando desempregados, não recusando desrazoavelmente algum emprego para que sejam aptos”.

No final dos cinco anos, se forem cumpridas todas as obrigações, os devedores ficam livres das dívidas que não tenham sido integralmente pagas no seu processo de insolvência, com exceção das dívidas à Segurança Social e Finanças, que totalizam mais de 41 milhões de euros.

Isto quer dizer que desaparecem quase nove milhões de euros das dívidas do casal, sendo a maior parte deste valor reclamado pela banca, com a Caixa Geral de Depósitos à cabeça.

Neste montante está também incluído o crédito de 899 mil euros reclamado pela antiga Refer e outro de 49 mil euros da REN – Redes Energéticas Nacionais, referentes a indemnizações a que Manuel Godinho foi condenado, no âmbito do processo Face Oculta.

As dívidas do casal estão contabilizadas em 50 milhões de euros, segundo a lista provisória de credores entregue no Tribunal de Aveiro. Contudo, este valor foi impugnado pelo advogado Ricardo Cardoso que assegura a defesa no processo de insolvência, não tendo havido ainda uma decisão do tribunal.

Em 2014, Manuel Godinho foi condenado no âmbito do processo Face Oculta a uma pena única de 17 anos e meio de prisão, em cúmulo jurídico, por 49 crimes de associação criminosa, corrupção, tráfico de influência, furto qualificado, burla, falsificação e perturbação de arrematação pública.

No entanto, esta pena foi reduzida para 12 anos de prisão após vários recursos e a prescrição de alguns crimes.

O empresário de Ovar encontra-se ainda em liberdade a aguardar a decisão de um recurso para o Tribunal Constitucional.

Além da pena de prisão, o sucateiro foi condenado a pagar, solidariamente com outros arguidos, 1,2 milhões de euros à antiga Refer, à REN e à Petrogal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 4 horas

Concentração de pólen na atmosfera deverá aumentar a partir de segunda-feira

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado...

Famalicãohá 5 horas

Sol e “máximas” quase nos 30.º graus regressam na próxima semana

Depois de uma semana com previsões de chuva diárias, os céus mais limpos e tempo mais quente deverá regressar a...

Desportohá 6 horas

Hóquei: FAC recebe Benfica este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputa, este sábado a partida referente à 26.ª jornada do...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Nuno Melo garante nunca ter proposto recrutamento militar de “pessoas em cumprimento de pena” ou “delinquentes”

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido “24 horas de realidade paralela” por causa de “uma...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão recebe apresentação de livro de fotos do 25 de Abril de Alfredo Cunha

O fotografo Alfredo Cunha apresenta, esta sexta-feira o seu mais recente livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, criado em...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Atropelamento faz um ferido na Avenida do Brasil

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira na Avenida do Brasil. De...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: cidade vai ter pilaretes automáticos para impedir trânsito automóvel em zonas interditas

A Câmara de Famalicão vai colocar pilaretes em algumas zonas do centro urbano para disciplinar a circulação e o estacionamento...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Fradelos convida para encontro de motards e cerimónia de Benção de Capacetes a 11 de maio

O coletivo Motinhas de Fradelos realiza, no dia 11 de maio (sábado) a sua um evento inserido nas celebrações da...

Famalicãohá 9 horas

Fé e espiritualidade leva 110 pessoas a pé de Famalicão a Fátima

No próximo domingo, dia 5 de maio, um grupo de 110 pessoas parte, a pé, de Famalicão até Fátima.  Em...

Desportohá 9 horas

FC Famalicão: Muitos querem Gustavo Sá mas a cláusula é de 50 milhões lembra Miguel Ribeiro

Com o final em vista de mais uma época da I Liga cresce o interesse pelo médio do FC Famalicão...

Arquivo

Mais Vistos