Siga-nos nas redes

País

Confederação dos Agricultores de Portugal nega “campanha de desinformação” contra o PAN

Publicado

em

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) rejeitou hoje acusações de estar a promover uma “campanha de desinformação” contra o PAN, acusando a líder do partido de querer “ganhar mais uns minutos de atenção mediática”.

No comunicado, hoje divulgado, a CAP disse que “tomou conhecimento de declarações publicamente proferidas ontem [terça-feira] à tarde, pela líder do PAN, Inês Sousa Real, em plena ação de campanha eleitoral, nas quais acusou a CAP de ‘promover uma campanha de desinformação contra o seu partido’”.

A organização sublinhou que “não promove campanhas de desinformação contra nenhuma instituição ou pessoas”, garantindo que “esta é uma acusação totalmente infundada, que merece repúdio, e que apenas visa ganhar mais uns minutos de atenção mediática e de protagonismo à custa da CAP”.

“A CAP é uma instituição digna, que representa interesses setoriais legítimos, é um parceiro social com assento no Conselho Económico e Social e não aceita de ânimo leve acusações deste teor, que são graves. É mentira que a CAP tenha promovido qualquer campanha de desinformação”, realçou a entidade.

A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, defendeu esta terça-feira que há uma campanha de “desinformação” contra o partido, atribuindo culpas a “algumas forças políticas” e entidades como a CAP.

“Há claramente uma tentativa de desinformação das pessoas por parte de algumas forças políticas e também de alguns setores que têm mantido capturados os interesses no nosso país”, afirmou a também deputada, durante uma ação de campanha no Porto.

Inês Sousa Real respondia a questões colocadas pelos jornalistas sobre a concentração de iniciativas de campanha do PAN em zonas urbanas e um aparente conflito entre as propostas do partido e o seu acolhimento nas zonas mais rurais.

Para a líder do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), a campanha de desinformação contra o partido que lidera surgiu, por exemplo, por parte da CAP, que “não representa os interesses dos pequenos e médios agricultores”.

A CAP “opta por se sentar ao lado de ‘lobbys’ como o da tauromaquia e das grandes empresas, muitas delas estrangeiras, que estão a utilizar os nossos solos de forma intensiva e superintensiva”, sustentou.

Inês Sousa Real realçou que aquela confederação dos agricultores “deixa para trás os jovens e os pequenos agricultores e as atividades mais familiares” e recusa apoiar “as boas práticas, como a permacultura ou a agricultura biológica”.

Por sua vez, a CAP, no comunicado hoje divulgado, garantiu que “está à vista de todos que a líder do PAN está a referir-se às notícias que evidenciam flagrantes contradições entre as suas posições públicas e os seus negócios privados”, dizendo mesmo que o que a líder do PAN apelida de ‘campanha de desinformação’ tem um nome: chama-se jornalismo”.

Para a CAP, Inês Sousa Real está, com as suas declarações, “a pôr em causa o papel da comunicação social e a liberdade de escrutinar e de informar”, defendendo que “as notícias que evidenciam as insanáveis incoerências entre a sua vida pública e os seus negócios privados são da responsabilidade dos jornalistas que as assinam”.

“Dizer que a CAP promove uma campanha de desinformação não só é mentira, como é insultuoso para a comunicação social”, referiu a Confederação.

“Era o que faltava que a CAP não pudesse ter uma posição sobre factos publicados na comunicação social, designadamente sobre factos que noticiam que a líder de um partido antiagricultura pratica em empresas às quais está ligada o tipo de agricultura que em público condena”, sublinhou a entidade, acrescentando que se exige “que prove o que diz”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 19 minutos

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 18 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 22 horas

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 23 horas

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 24 horas

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 2 dias

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 2 dias

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Famalicãohá 2 dias

Homem suspeito de abusar das filhas e enteada fica em prisão preventiva

Um homem de 41 anos suspeito de vários crimes de abuso sexual de duas filhas e de uma enteada, em...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Conduta de abastecimento de água rebenta em Ribeirão

Uma conduta de água rebentou, esta sexta-feira, na Avenida Rio Veirão, junto ao polo escolar da vila de Ribeirão. De...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão espera fim de semana dividido entre a chuva e o sol

Famalicão espera um fim de semana dividido entre a chuva e o sol, de acordo com as previsões do Instituto...

Arquivo

Mais Vistos