Siga-nos nas redes

País

Sindicato da função pública convoca greve de três dias para o mês de fevereiro

Publicado

em

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais vai convocar uma greve nacional para 26, 27 e 28 de fevereiro para reivindicar uma resposta aos problemas dos trabalhadores das carreiras gerais da função pública.

Em comunicado, a FNSTFPS, afeta à CGTP, informa que “decidiu convocar uma greve nacional, que ocorrerá em três dias”, cada um dos quais dirigidos a cada uma das carreiras gerais da função pública, “atendendo à falta de resposta aos problemas” destes trabalhadores.

Deste modo, segundo a estrutura sindical, a greve nacional em 26 de fevereiro é dirigida aos técnicos superiores, a de 27 aos assistentes técnicos e a de 28 de fevereiro aos assistentes operacionais.

Segundo a federação, a paralisação “terá impacto em diversos setores da Administração Pública” e tem como intuito o “início imediato” dos processos negociais de valorização das carreiras, a “subida imediata de níveis remuneratórios” e a “aplicação a todas as carreiras da valorização pela antiguidade”.

Em novembro, o Governo assinou com duas das estruturas sindicais da função pública (a Fesap e Frente Sindical) um novo acordo de valorização dos trabalhadores da Administração Pública.

Este acordo prevê que a base remuneratória da Administração Pública (vulgarmente conhecida por salário mínimo do Estado) aumente para os 878,41 euros este ano, o que traduz um aumento de 6,88% face aos 821,83 euros de 2024.

O acordo, ao qual a Frente Comum, afeta à CGTP, não se vinculou, prevê ainda que a base remuneratória da Administração Pública avance para 934,99 euros em 2026 (um aumento de 6,44% face ao período homólogo), em 2027 para 995,51 euros (uma subida de 6,47%) e que atinja os 1.056,03 euros em 2028.

Já no que diz respeito à atualização geral dos salários, o acordo prevê aumentos de 56,58 euros para vencimentos brutos mensais de até 2.631,62 euros e um mínimo de 2,15% para ordenados iguais ou superiores) para este ano e em 2026, a que se seguem, em 2027 e 2028, atualizações de, pelo menos, 60,52 euros ou um mínimo de 2,3%.

Em comunicado, a FNSTFPS anunciou hoje ainda que vai convocar uma greve nacional para 06 de março para exigir “revisão e valorização imediata de todas as carreiras não revistas” da função pública e indicando que o “Governo persiste em não dar resposta aos problemas” destes trabalhadores.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 1 hora

Polícia Judiciária: Sete suspeitos de assaltos violentos entre os 25 e 34 anos detidos

A Polícia Judiciária deteve sete homens com idades entre os 25 e os 34 anos, suspeitos de roubos violentos a...

Paíshá 2 horas

Sindicato da função pública convoca greve de três dias para o mês de fevereiro

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais vai convocar uma greve nacional para 26, 27...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão: Equipa focada nas estratégias fundamentais para vencer o Estrela diz Enea Mihaj

Com a aproximação de mais um importante desafio para o emblema famalicense, uma receção ao Estrela da Amadora (14.º classificado...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Riba de Ave já tem em funcionamento uma nova Caixa Multibanco

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, a entrada em funcionamento de uma nova Caixa Multibanco,...

Famalicãohá 5 horas

Meteorologia: Famalicão espera ventos até 80 km/h e chuva forte esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um agravamento das condições meteorológicas, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Barceloshá 6 horas

Mulher de 94 anos morre no hospital após atropelamento em Barcelos

Acabou por falecer no hospital de Braga, uma mulher de 94 anos que foi atropelada, às primeiras horas da manhã...

Desportohá 6 horas

“Elite da UEFA”: Árbitro João Pinheiro fala no sonho de dirigir uma final mundial em momento de homenagem

O árbitro João Pinheiro afirmou hoje que a final de um Campeonato do Mundo é “o sonho” de qualquer ‘juiz’,...

Bragahá 7 horas

Braga Capital da Cultura 2025: Ricardo Rio destaca retorno económico imediato que o evento traz à cidade

O presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, afirmou hoje que a Capital Portuguesa da Cultura (CPC), além de um...

Paíshá 8 horas

ASAE: 1,2 toneladas de carne podre resultaram em processo-crime para o proprietário

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou um processo-crime a um estabelecimento de Ponte de Lima onde apreendeu...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Homem de 25 anos detido por conduzir veículo sem carta

Um homem de 25 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública, esta quinta-feira, em Famalicão, pelo crime de condução...

Arquivo

Mais Vistos