Siga-nos nas redes

País

Autópsia à criança que morreu no Hospital de Santa Maria já foi concluída

Publicado

em

 A autópsia à criança de seis anos que morreu no Hospital Santa Maria, em Lisboa, está concluída, mas são necessários exames complementares, cujas conclusões só deverão ser conhecidas dentro de um mês, segundo o Instituto Nacional de Medicina Legal.

“Estamos a fazer tudo para que seja o mais rápido possível, mas há exames complementares que precisam de tempo para estarem concluídos. Não depende de nós, as análises têm de ser processadas. Rapidamente vamos ter os resultados, num mês teremos de certeza absoluta”, afirmou a diretora da Delegação Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal, citada hoje pelo Jornal de Notícias.

Eugénia Cunha explicou ao jornal que são necessários os resultados dos exames complementares de anatomia patológica e toxicologia para interpretarem tudo: “só aí conseguiremos cruzar as informações”.

Questionada pelo JN sobre as conclusões preliminares da autópsia, a antropóloga forense disse que não pode avançar informações desse cariz por ter sido aberto inquérito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A responsável explicou que estes inquéritos da PGR podem ser abertos “em caso de morte ignorada ou violenta” e que, neste caso, trata-se de “morte ignorada”, ou seja, “as causas são desconhecidas”. Os resultados serão depois enviados ao Ministério Público.

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) anunciou na segunda-feira que um menino de seis anos com teste positivo para SARS-CoV-2 morreu no domingo no Hospital Santa Maria e que as causas da morte estão a ser analisadas.

O centro hospitalar afirmou, em comunicado, que a criança deu entrada no Hospital de Santa Maria no sábado com “um quadro de paragem cardiorrespiratória”.

“A criança tinha a primeira dose da vacina contra a covid-19, tendo o CHULN notificado o caso ao Infarmed e à Direção-Geral da Saúde” (DGS), refere o comunicado.

A Autoridade Nacional do Medicamento confirmou também na segunda-feira ter recebido uma notificação de suspeita de reação adversa relacionada com esta morte.

“Confirmamos que recebemos a notificação de suspeita de reação adversa no decorrer do dia de hoje e que a mesma se encontra a ser tratada pelo Infarmed em conjunto com a Unidade Regional de Farmacovigilância de Lisboa, Setúbal e Santarém”, adiantou a Autoridade Nacional do Medicamento à agência Lusa.

Segundo o regulador nacional, estão a ser recolhidos “dados adicionais por parte do notificador para análise e avaliação da imputação de causalidade, uma vez que, não sendo a aparente relação temporal o único determinante na avaliação da causalidade, é necessário proceder à recolha de toda a informação clínica”.

Numa nota enviada na terça-feira às redações, a Ordem dos Médicos apelou que se “mantenha a serenidade que uma situação destas exige”, reiterando que “é necessário aguardar pelas conclusões da equipa forense, nomeadamente pelos resultados da autópsia médico-legal e potenciais exames toxicológicos”.

A Ordem dos Médicos apelou ainda “a uma rápida atuação de todas as autoridades competentes para esclarecimento cabal dos factos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Ponte sob o Rio Pelhe de Gavião encerrada para obras durante 1 mês

A Junta de Freguesia de Gavião alerta para o encerramento do trânsito na ponte sob o Rio Pelhe, entre as...

Paíshá 9 horas

Atualização: Jovem resgatado em estado grave após pré-afogamento numa praia em Matosinhos

Um jovem ficou em estado grave de saúde, na sequência de uma situação de pré-afogamento, registada na tarde desta quarta-feira,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Chuva não chega para já. Quinta-feira será de sol e “máximas” de 28 graus

Apesar das previsões dos últimos dias, a chuva não regressa tão cedo ao concelho de Famalicão, de acordo com as...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Orquestra da ARTAVE convida para Concerto de Páscoa na Igreja Matriz Nova

A Orquestra Projeto ARTAVE convida para uma série de dois concertos de Páscoa, a realizar nos dias 15 e 16...

Bragahá 11 horas

Braga/Justiça: Sai em liberdade o suspeito de exposição sexual perante crianças das escolas

O Tribunal de Braga deixou em liberdade, esta terça-feira, um homem de 33 anos suspeito de se masturbar junto a...

Famalicãohá 12 horas

Associação de Dadores de Sangue de Famalicão celebra 25 anos

A Associação de Dadores de Sangue de Famalicão celebra, no dia 15 de junho (domingo), 25 anos de serviço a...

Paíshá 13 horas

Autoridade Marítima Nacional registou 45 ocorrências só nesta terça-feira e alerta para perigos do “mar de inverno”

Apesar de ainda se encontrar no horizonte o início de mais uma época balnear, o sol e temperaturas altas dos...

Paíshá 13 horas

Porto: Choque em cadeia entre 11 carros faz dois feridos na VCI

Duas pessoas ficaram feridas, ao final da manhã desta quarta-feira, na sequência de uma colisão em cadeia que envolveu 11...

Paíshá 14 horas

Mais de 450 menores de idade casaram em Portugal desde 2023

Portugal registou 470 casamentos com menores desde 2023, um fenómeno que aumentou quase 190% desde 2020, tendo havido seis adultos...

Paíshá 15 horas

Norte: Mulher de 60 anos perde a vida após atropelamento de trator em Viana do Castelo

 Uma mulher com 60 anos morreu atropelada na terça-feira por um trator numa propriedade agrícola na localidade de Meadela, no concelho...

Arquivo

Mais Vistos