Siga-nos nas redes

Economia

Número de trabalhadores abrangidos por despedimentos coletivos aumentou 76% em novembro face ao último ano

Publicado

em

O número de trabalhadores abrangidos por despedimentos coletivos aumentou 76% até novembro de 2024, face a igual período do ano anterior, totalizando os 5.725, segundo cálculos da Lusa com base em dados da DGERT.

Destes 5.725 trabalhadores abrangidos por despedimentos coletivos, 5.403 foram efetivamente despedidos, revelam os últimos dados da Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT).

O número de trabalhadores abrangidos por despedimentos coletivos está a aumentar desde 2022 e é o valor mais elevado desde 2020, quando foram despedidos 7.513 trabalhadores.

Também o número de despedimentos coletivos comunicados pelas empresas ao Ministério do Trabalho subiu 14,7% até novembro, em comparação com o período homólogo, para 444.

Este valor supera o total registado em 2023 (431) e é também um máximo de 2020, período em que alcançou as 698 empresas.

Destes 444 despedimentos coletivos comunicados nos primeiros 11 meses de 2024, a maioria diz respeito a pequenas empresas e microempresas, representando 44,1% e 33,8%, de acordo com os cálculos da Lusa com base nos dados da DGERT.

Não obstante, os despedimentos coletivos que envolvem grandes empresas estão a aumentar há dois anos seguidos e em máximos de 2014.

Até novembro, os despedimentos coletivos mais do que duplicaram face a igual período do ano passado, tendo registado uma subida de 156%.

Por regiões, a região de Lisboa e Vale do Tejo e o Norte continuam a ser as regiões com maior número de despedimentos coletivos comunicados, com 237 e 129 respetivamente.

Ou seja, mais de metade dos despedimentos coletivos registados nos primeiros 11 meses de 2024 foram em Lisboa e Vale do Tejo.

Não obstante, em termos percentuais, a maior subida foi registada no Alentejo, com o número de despedimentos coletivos a subir 133% até novembro, face ao período homólogo.

De acordo com a análise da Lusa, só a região Norte e o Algarve registaram recuos, com o número de despedimentos coletivos a cair 6% e 40% nos primeiros 11 meses deste ano, face a igual período de 2023.

Na segunda-feira, a coordenadora do Bloco de Esquerda apresentou um “pacote de medidas de emergência” para combater a “vaga silenciosa de despedimentos coletivos” no país e que inclui a reversão de algumas medidas impostas pela ‘troika’.

No final de outubro, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social já tinha apontado que o aumento do número de trabalhadores abrangidos por despedimentos coletivos é preocupante e assegurou que o Governo estava a “acompanhar” a situação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 8 horas

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio a Chaves

Tal como acontece todos os anos há 22 anos, os sócios e amigos do GR Gavião, Vila Nova de Famalicão,...

Sociedadehá 12 horas

Famalicão: Dois homens feridos em incêndio em vacaria

Um incêndio numa vacaria, esta manhã, em Outiz, Vila Nova de Famalicão, provocou ferimentos num militar da GNR de Famalicão...

Regiãohá 13 horas

Famalicão: Festa da Flor continua com concerto de Carolina Deslandes

O coração de Vila Nova de Famalicão está a viver mais uma Festa da Flor, que termina amanhã com a já icónica...

Famalicãohá 13 horas

Coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresenta hoje candidatos às freguesias

A Coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD, CDS-PP) vai apresentar, esta tarde, os candidatos às juntas de freguesia. A apresentação...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão disputa penúltima jornada nos Açores

O O FC Famalicão joga esta tarde no terreno do Santa Clara.Na penúltima jornada do campeonato, a 33ª da I...

Desportohá 14 horas

Enea Mihaj está de saída do FC Famalicão. Capitão deixou mensagem emocionada

Enea Mihaj está em final de contrato com o FC Famalicão e já anunciou que vai deixar o clube no final da temporada....

Paíshá 1 dia

Fraude: Circulam mensagens faltas do SNS 24 a solicitar pagamentos

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde emitiram um alerta sobre a circulação de mensagens SMS fraudulentas em nome da...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão novamente sob “aviso amarelo” esta madrugada. Previsão de chuva mantém-se até à tarde de sábado

Apesar das condições meteorológicas registadas nos últimos dias, com momentos breves de chuva, este sábado mantém-se em vigor mais um...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Mulher de 53 anos ferida após atropelamento em Joane

Uma mulher de 53 anos ficou ferida na tarde desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento provocado por um veículo...

Famalicãohá 1 dia

Fé moveu os Peregrinos de Vila Nova de Famalicão em mais uma etapa com chegada a Coimbra

Esta sexta-feira foi assinalada a partida do coletivo Peregrinos de Vila Nova de Famalicão do “checkpoint” de Casal de Comba,...

Arquivo

Mais Vistos