Siga-nos nas redes

País

Petição pela abertura das salas de estudo já leva mais de 3.000 assinaturas

Publicado

em

Defende que as salas de estudo se mantenham abertas durante o confinamento decretado pelo Governo que hoje começou, mais de 3.000 pessoas assinaram até hoje de manhã uma petição nesse sentido.

Os promotores da petição, que até às 10:15 tinha sido assinada por 3.069 pessoas, lembram que o Governo decidiu manter as escolas abertas, mas optou por mandar encerrar as salas de estudo, que “prestam apoio educativo aos alunos, ajudando a promover o sucesso escolar” e que os promotores consideram “um apoio fundamental”.

“Para além deste importante pilar para crianças e jovens, importa destacar e compreender que as salas de estudo são um apoio fundamental aos encarregados de educação que não têm retaguarda familiar, ficando agora sem saber a quem confiarão o acompanhamento dos filhos durante o período em que estes não estão na escola (que funciona por blocos horários)”, explicam.

Os promotores da petição questionam ainda o Governo sobre a razão pela qual as escolas podem ficar abertas e as salas de estudo, “frequentadas por poucas dezenas de alunos” não podem e qual a diferença de risco de contágio no atual contexto epidemiológico por causa da covid-19.

Perguntam ainda quem irá ajudar os alunos no esclarecimento de dúvidas “que não conseguem ser esclarecidas individualmente em turmas compostas por 30 alunos” e querem igualmente saber qual é a opção para os pais cujos filhos só frequentam as aulas durante a manhã ou durante a tarde.

“Irão colocar baixa para poderem acompanhar os filhos porque não têm onde e com quem ficar”, perguntam.

Questionam ainda a lógica “de se manterem abertos serviços com menos importância para o futuro do país” e defendem que retirar aos alunos a possibilidade do acompanhamento individualizado, praticado nas salas de estudo, é “retirar-lhes o tapete debaixo dos pés”.

“As crianças e os jovens não frequentam as salas de estudo para conviverem socialmente. Frequentam estes espaços porque necessitam de um apoio extra, de ferramentas que os ajudem a superar as dificuldades, de profissionais que os motivem e orientem”, sublinham.

No texto da petição, os signatários frisam que as salas de estudo “são um apoio importantíssimo às escolas que querem alunos motivados e com sucesso escolar” e pedem que a lei “permita que todos aqueles que garantirão um futuro sólido em todas as vertentes possam continuar a ser apoiados”.

O decreto que regula o novo estado de emergência permite a manter em funcionamento as escolas, mas obriga a encerrar atividades de ocupação dos tempos livres (ATL), escolas de línguas, escolas de condução e centros de explicações.

O estado de emergência foi até 30 de janeiro para permitir medidas extra de contenção da covid-19.

De acordo com o mais recente boletim Direção-Geral da Saúde, já morreram em Portugal 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados.

A covid-19 é provocada por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 5 horas

Operação Natal e Ano Novo. Só ontem morreram cinco pessoas nas estradas portuguesas

No período entre as 00h00 e as 23h59 deste sábado, dia 21 de dezembro, no âmbito da Operação “Natal e...

Desportohá 7 horas

Hóquei: Riba d’ Ave segue em frente na Taça de Portugal

O Riba d’ Ave Hóquei Clube fechou da melhor forma o ano de 2024, já que deu, este sábado, sequência...

Famalicãohá 9 horas

Meteorologia. Natal com sol e temperaturas baixas

Estamos a três dias do Natal e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão perde em casa contra o Farense

O Famalicão perdeu, este sábado, em casa, contra o Farense. No final, o resultado fixou-se em 1-2, em jogo da...

Desportohá 1 dia

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 1 dia

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 1 dia

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 1 dia

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 1 dia

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 1 dia

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Arquivo

Mais Vistos