País
Fenprof defende a redução dos alunos por turma e rejuvenescimento da profissão
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) defendeu, este sábado, a redução do número de alunos por turma e a valorização da profissão como formas de investimento na Educação pelos partidos concorrentes às eleições legislativas de dia 30.
A Fenprof defende que “na próxima legislatura, é necessário travar a municipalização, democratizar a gestão, reduzir o número de alunos por turma, garantir condições para uma educação verdadeiramente inclusiva e deixar que sejam as escolas a escolher os projetos a desenvolver”.
Em relação aos profissionais, a Fenprof considerou que “é indispensável romper com o percurso de desvalorização e desrespeito a que têm estado sujeitos”, através do combate à precariedade, da recomposição das carreiras, do respeito pelo horário de trabalho, pela melhoria das condições de trabalho, pelo rejuvenescimento da profissão docente e pela criação de um regime de aposentação específico.
Medidas que, para a Federação Nacional dos Professores, permitem investir na Educação e na Ciência, valorizando a escola pública e a profissão de docente, atraindo jovens para a profissão, depois de anos de desinvestimento.
A resposta aos problemas da Educação e dos seus profissionais, segundo a Fenprof, não passa por privatizar serviços públicos, nem pela revisão da Constituição da República ou da Lei de Bases do Sistema Educativo, mas pelo seu cumprimento.
PASSOU EM DIRETO
-
Paíshá 1 semana
Conheça as localizações dos radares de controlo de velocidade da PSP para este mês de dezembro
-
Bragahá 1 semana
Bombeiros de Esposende e VMER de Barcelos ajudam bebé a nascer em casa perante parto iminente
-
Desportohá 6 dias
Famalicense Tomás Araújo eleito como o melhor jovem futebolista de outubro e novembro na I Liga
-
Famalicãohá 3 dias
MP de Famalicão acusa 5 de introduzir cocaína em Portugal vinda do Brasil