Siga-nos nas redes

País

Covid-19: “Vacinação é o que está a correr melhor”

Publicado

em

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros defendeu hoje que a vacinação, administrada por estes profissionais, “é o que está a correr melhor” na pandemia de covid-19, e acusou o Governo de gerir a situação “ao dia”.

“A vacinação, curiosamente, que é aquilo que está a cargos dos enfermeiros, que é uma competência dos enfermeiros, é o que está a correr melhor”, disse Ana Rita Cavaco, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com o presidente do CDS-PP, na sede da Ordem, em Lisboa.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A bastonária realçou que “Portugal, até agora, com as doses que tem” está entre os “países que mais vacinou”.

Ana Rita Cavaco rejeitou que a canalização de enfermeiros para a vacinação contra a covid-19 contribua para a rutura nos cuidados de saúde, justificando que “o problema é mesmo falta de espaço para internar estas pessoas e para cuidar delas, quer os covid, quer os não covid” e assinalando que o aumento do número de infeções significa um aumento dos internamentos hospitalares.

“Nós já estamos a assistir ao colapso em Penafiel, em Évora, em Santarém, na Guarda, em Coimbra… todos estes hospitais não têm, ou não tiveram, a preocupação de ter estruturas de retaguarda, ou recorrendo ao privado ou recorrendo ao setor social porque nós, como disse, não podemos só criar uma estrutura e depois não pôr lá ninguém para cuidar destes doentes”, argumentou.

“Não basta eu abrir um pavilhão, pôr lá umas camas, e esperar que as camas vigiem estas doentes sozinhas. Eu preciso de ter aqueles que 24 horas por dia estão lá, que são os enfermeiros, os assistentes operacionais, médicos, técnicos, mas sobretudo estes, enfermeiros e assistentes operacionais são os que garantem que aquelas pessoas internadas vivem, porque é disso que estamos a falar”, salientou também Ana Rita Cavaco.

Para a Ordem dos Enfermeiros, “este é o problema, é fazer a gestão da pandemia no dia a dia”, considerando que houve “tempo para pensar em todas estas estratégias”.

Assinalando que desde que a pandemia chegou a Portugal a Ordem dos Enfermeiros tem alertado “para uma série de medidas que deviam ter sido tomadas e não foram”, a líder daquela estrutura criticou que “por essa razão” o país está agora “a correr à procura de estruturas de retaguarda”.

“Todos sabíamos que íamos chegar até aqui há muitos meses, a gestão é feita ao dia, o problema está aqui”, insistiu, concordando com o recurso aos privados, uma “estratégia que já devia estar em marcha, até para a questão dos doentes não covid.

Portugal contabiliza pelo menos 7.472 mortos associados à covid-19 em 456.533 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 13 horas

Concentração de pólen na atmosfera deverá aumentar a partir de segunda-feira

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado...

Famalicãohá 14 horas

Sol e “máximas” quase nos 30.º graus regressam na próxima semana

Depois de uma semana com previsões de chuva diárias, os céus mais limpos e tempo mais quente deverá regressar a...

Desportohá 14 horas

Hóquei: FAC recebe Benfica este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputa, este sábado a partida referente à 26.ª jornada do...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Nuno Melo garante nunca ter proposto recrutamento militar de “pessoas em cumprimento de pena” ou “delinquentes”

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido “24 horas de realidade paralela” por causa de “uma...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão recebe apresentação de livro de fotos do 25 de Abril de Alfredo Cunha

O fotografo Alfredo Cunha apresenta, esta sexta-feira o seu mais recente livro “25 de Abril de 1974, Quinta-feira”, criado em...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Atropelamento faz um ferido na Avenida do Brasil

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira na Avenida do Brasil. De...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: cidade vai ter pilaretes automáticos para impedir trânsito automóvel em zonas interditas

A Câmara de Famalicão vai colocar pilaretes em algumas zonas do centro urbano para disciplinar a circulação e o estacionamento...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Fradelos convida para encontro de motards e cerimónia de Benção de Capacetes a 11 de maio

O coletivo Motinhas de Fradelos realiza, no dia 11 de maio (sábado) a sua um evento inserido nas celebrações da...

Famalicãohá 17 horas

Fé e espiritualidade leva 110 pessoas a pé de Famalicão a Fátima

No próximo domingo, dia 5 de maio, um grupo de 110 pessoas parte, a pé, de Famalicão até Fátima.  Em...

Desportohá 18 horas

FC Famalicão: Muitos querem Gustavo Sá mas a cláusula é de 50 milhões lembra Miguel Ribeiro

Com o final em vista de mais uma época da I Liga cresce o interesse pelo médio do FC Famalicão...

Arquivo

Mais Vistos