País
Dois bombeiros lutam pela vida após trágico acidente de camião. Presidente Marcelo “preocupado” acompanha situação
Na sequência de um acidente que deixou feridos cinco elementos dos bombeiros em Odemira, neste dia 01 de janeiro, após o despiste de um camião de combate a incêndios, todas as esperanças seguem para a recuperação de dois destes estes voluntários que ficaram gravemente feridos e em internamento hospitalar.
Nesta sequência, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa emitiu uma nota onde manifesta a sua preocupação com o estado de saúde destes operacionais, que garante estar a acompanhar desde o momento em que ocorreu o acidente.
Para além disto, a Liga dos Bombeiros Portugueses afirma também estar a seguir de perto a evolução clínica dos feridos, disponibilizando-se para prestar apoio no processo de recuperação destes elementos.
No momento do acidente, os dois bombeiros de Odemira foram transportados para hospitais de Lisboa com ferimentos graves que “inspiram mais cuidados” do que os restantes afetados, revelou esta quinta-feira o comandante da corporação.
Contactado pela agência Lusa, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira, no distrito de Beja, Luís Oliveira, indicou também que “um deles tem um prognóstico muito reservado”, devido às “várias lesões” sofridas.
Os outros dois bombeiros desta corporação alentejana considerados feridos graves, na sequência do acidente ocorrido na quarta-feira à noite, “estão no hospital de Portimão” e um deles vai ser submetido a uma intervenção cirúrgica a uma perna.
Já o quinto bombeiro que seguia na viatura, com ferimentos considerados ligeiros, “tem alta esta manhã” do hospital de Beja, acrescentou o comandante.
O veículo de combate a incêndios florestais despistou-se na estrada municipal que liga Boavista dos Pinheiros a Saboia, tendo o alerta sido dado pouco antes das 20:10, disse à Lusa, na quarta-feira, fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral.
Os cinco bombeiros que ficaram feridos, todos da corporação de Odemira, têm entre os 37 e os 43 anos.
Dois dos feridos graves foram transportados de ambulância para o hospital de Portimão, acompanhados pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER), e os outros dois foram helitransportados para Lisboa, um para o Hospital de Santa Maria e outro para o de São José.
Os bombeiros tinham sido ativados para uma ocorrência de incêndio, que se verificou ser resultado de uma “queimada de sobrantes”, e sofreram o despiste quando regressavam à corporação.
Para o sinistro foram mobilizados 39 operacionais apoiados por 16 veículos e um helicóptero, de diversas corporações de bombeiros, da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Também a estrutura do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral esteve no local.
Fotos: Redes Sociais/DR
-
Desportohá 1 semana
Guarda-redes famalicense Ricardo Velho tem estatuto quase único na I Liga portuguesa
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Presépio Vivo em Riba de Ave este fim de semana
-
Bragahá 5 dias
Duas mulheres feridas após despiste seguido de capotamento em Braga
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: Tradição dos Reis mantém-se viva pelas vozes das crianças e idosos do concelho