Mundo
Nova variante da Covid 19 detetada na Madeira
A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira anunciou, este domingo, ter confirmado a presença da nova variante do SARS-CoV-2, em viajantes que chegaram à região provenientes do Reino Unido.
“Na sequência da análise genética pedida pela Direção Regional de Saúde ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge a uma amostra de alguns casos positivos detetados na RAM [Região Autónoma da Madeira], foi confirmada a presença da nova estirpe do vírus do Reino Unido na Madeira”, revelou a secretaria regional, acrescentando que “foi detetada em viajantes que chegaram à Madeira provenientes do Reino Unido”.
Segundo a mesma nota, que não especifica o número de infetados, “esta identificação só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Rastreio do Aeroporto Internacional da Madeira o qual permite rastrear, identificar e encaminhar para isolamento casos positivos, quando detetados”.
A secretaria regional de saúde da Madeira sublinhou que a estratégia para controlar a pandemia na região “mantém-se com enfoque na vigilância dos passageiros” e no cumprimento das orientações das autoridades de saúde.
A nova estirpe do coronavírus SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido, apresentada como mais contagiosa e que está a inquietar o mundo, já está a circular em vários países e territórios, dentro e fora da Europa.
Na sequência da identificação desta nova variante do SARS-CoV-2, diversos países, dentro e fora da Europa, decidiram suspender as ligações, nomeadamente aéreas, com o Reino Unido, uma lista que tem vindo a aumentar nas últimas horas.
A estirpe britânica do vírus já foi também detetada, pelo menos, na Suécia, Itália, Holanda, Alemanha, França, Espanha e no Japão.
PASSOU EM DIRETO
-
Bragahá 1 semana
Três feridos após colisão na saída da A11 em Esposende
-
Desportohá 1 semana
Veja os golos! Rio Ave FC 1-1 FC Famalicão
-
Famalicãohá 5 dias
Tempestade Kirk deixa todo o distrito de Braga sob Aviso Laranja
-
Famalicãohá 4 dias
Milhares de pessoas ainda sem eletricidade esta tarde após estragos provocados pelo mau tempo