Siga-nos nas redes

Mundo

Finlândia vai impedir completamente entrada de turistas russos no país

Publicado

em

Helsínquia anunciou, sexta-feira, a intenção de impedir completamente a entrada de turistas russos no país, mesmo que tenham visto, alegando que estes podem causar “um grave prejuízo para a posição internacional da Finlândia”.

A media, que entrará em vigor “o mais rápido possível”, foi acordada esta sexta-feira pelo presidente finlandês, Sauli Niinistö, e pelo Comité de Relações Exteriores e Segurança do Governo finlandês, em resposta à crescente chegada de cidadãos russos, após o decreto de mobilização de reservistas para a guerra na Ucrânia anunciado por Vladimir Putin.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Todos os turistas serão impedidos de cruzar a fronteira. Isso aplica-se tanto àqueles que viajam com vistos Schengen emitidos anteriormente pela Finlândia como aos que viajam com vistos Schengen emitidos por outros países”, disse o ministro do Exterior finlandês, Pekka Haavisto, em conferência de imprensa.

Segundo Haavisto, as novas restrições começarão a ser aplicadas, provavelmente, a partir da próxima semana, assim que estiver concluída a preparação técnica e jurídica da medida.

O chefe da diplomacia finlandesa esclareceu ainda que o veto não irá afetar os cidadãos russos que cheguem ao país por motivos familiares, profissionais, escolares ou humanitários.

A Finlândia junta-se, desta forma, às três repúblicas bálticas (Estónia, Letónia e Lituânia) e à Polónia, que aplicaram medidas semelhantes desde segunda-feira, alegando que a entrada de turistas russos nos seus países pode colocar em perigo a segurança nacional.

A Finlândia, que partilha com a Rússia a maior fronteira da União Europeia (1.340 quilómetros), é hoje o único país do bloco europeu que aceita a entrada de cidadãos russos com vistos emitidos pelos seus próprios serviços consulares ou por qualquer outro país do espaço Schengen.

As autoridades finlandesas tentaram, sem sucesso, que a União Europeia concordasse em proibir a concessão de vistos de turismo aos cidadãos russos, mas a falta de acordo acabou por transformar o país numa grande porta de entrada de russos na Europa comunitária.

Com as ligações aéreas e ferroviárias cortadas pelas sanções europeias contra Moscovo, milhares de russos continuam a chegar diariamente à Finlândia, a maioria dos quais através dos quatro postos fronteiriços no sudeste do país, em Vaalimaa, Nuijamaa, Imatra e Niirala.

O anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, de que 300 mil reservistas seriam mobilizados para lutar na Ucrânia provocou um aumento imediato de tráfego fronteiriço com destino à Finlândia.

Nesse mesmo dia, 4.403 cidadãos russos cruzaram a fronteira sudeste, normalmente a mais movimentada, devido à proximidade com São Petersburgo, um aumento de 57% em relação ao mesmo dia na semana anterior, enquanto na quinta-feira fizeram-no 5.959 pessoas, 107% a mais do que no período homólogo da semana anterior.

“As empresas são feitas com pessoas, mas há pessoas que fazem a diferença. Hoje é dia de homenagear o nosso Sr. José Pires, motorista da DVM. É um exemplo para todas as gerações, principalmente, para as mais jovens, por todo o tempo de dedicação, empenho e boa disposição com que se dedicou à DVM. Estamos gratos e orgulhosos de vê-lo chegar à idade da reforma com uma energia contagiante e na nossa companhia. Faz parte da nossa história e esperamos que do futuro, também”, pode ler-se na publicação feita na página oficial da empresa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Sociedadehá 12 horas

Famalicão: “Co-Drive Solidário” adiado para o domingo de 17 de dezembro devido às previsões de mau tempo

Foi adiado para o dia 17 de dezembro (domingo) o “Co-Drive Solidário”, um evento que junta um coletivo de pilotos...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Presidente da Câmara Municipal lança primeira pedra para o novo Espaço Multiusos de Arnoso

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinala neste domingo, dia 10 de dezembro, às 11h15,...

Paíshá 13 horas

Faleceu apresentador Nuno Graciano aos 54 anos

Faleceu esta quinta-feira, após três dias de internamento com prognóstico reservado o apresentador Nuno Graciano de 54 anos, devido a...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Colisão rodoviária faz um ferido em Vale S. Martinho

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, na Avenida...

Famalicãohá 14 horas

Auchan reinaugura loja de Guimarães com animação e outras iniciativas 

A Auchan Retail Portugal assinala esta sexta-feira, dia 08 de dezembro, a reinauguração da sua loja de Guimarães, num dia...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Chuva vai manter-se esta sexta-feira

Famalicão espera mais um dia de chuva para o feriado desta sexta-feira 08 de dezembro, embora sem a intensidade do...

Famalicãohá 15 horas

20 Capsulões serão colocados por todo o concelho para recolha de cápsulas do café

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão assinou esta quinta feira um protocolo de cooperação com a Associação Industrial...

Famalicãohá 16 horas

GD Natação Famalicão realiza Festival de Natal dedicado às crianças a 16 de dezembro

O GD Natação de Famalicão realiza, no dia 16 de dezembro (sábado) o seu Festival de Natal, um evento dedicado...

Famalicãohá 16 horas

O meu Natal… (III)

A Fama Rádio e Televisão foi ouvir os grandes protagonistas do Natal: As crianças. Com uma pergunta muito simples, “o...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Didáxis de luto após falecimento do professor Rui Manuel Barroso

A comunidade escolar da Didáxis, localizada em Riba de Ave no concelho de Famalicão está de luto com a morte...

Arquivo

Mais Vistos