Mundo
Médicos não conseguem explicar aumento de casos de hepatite em crianças. Ligação com covid-19 está sob estudo

A doença continua a espalhar-se entre as crianças, criando dúvidas sobre o que a está a causar, incluindo possíveis ligações ao Covid-19. Mas é demasiado cedo para dizer o que está por detrás dos casos, dizem os especialistas.
Mais de 600 casos de hepatite sem causa conhecida foram identificados em todo o mundo desde Outubro de 2021, e muitos dos casos estão em crianças anteriormente saudáveis.
O Reino Unido tem o maior número de casos identificados, com 197, enquanto que os EUA têm 180 casos, a maioria dos quais foi suficientemente grave para requerer hospitalização.
Embora mais casos estejam a ser reconhecidos, a causa continua a ser um mistério médico.
“O campo de jogo está a mudar de hora a hora”, disse Jason Kindrachuk, professor assistente de microbiologia médica e doenças infecciosas na Universidade de Manitoba e co-autor de um novo comentário sobre o estado destes casos.
“Passo a passo, estamos a começar a perceber qual é este problema”, disse Kindrachuk. “Mas penso que ainda não temos todas essas peças do puzzle para dizer, ‘OK, isto é o que pensamos que se está a passar'”.
Enquanto uma inflamação ligeira do fígado não é invulgar entre as crianças, uma inflamação grave como esta é. Normalmente o Reino Unido tem oito a 10 transplantes de fígado por ano, mas já ultrapassou esses números, com 11 em apenas três meses.
A nível mundial, 26 pacientes – 15 nos EUA – necessitaram de transplantes de fígado. Quase metade das mortes – cinco em 11 até agora – ocorreram nos EUA, embora a nação seja responsável por apenas um terço dos casos identificados.

-
Guimarãeshá 1 semana
Farmácia assaltada em Guimarães esta madrugada. Ladrões demoraram menos de 20 segundos
-
Guimarãeshá 6 dias
Guimarães: Suspeito de furto em estabelecimento comercial detido pela GNR
-
Famalicãohá 4 dias
Candidato do PS à Câmara de Famalicão defende ponte paralela à Lagoncinha
-
Bragahá 7 dias
Suspeito de apedrejar viatura e instalações da PSP de Braga fica em prisão preventiva